Fisioterapia Domiciliar

Rio de Janeiro

Síndrome do Túnel do Carpo

8 Flares 8 Flares ×
O túnel do carpo é uma estrutura formada por pequenos ossos no punho e pelo ligamento transverso, por onde passam tendões, responsáveis pela flexão dos dedos e o nervo mediano, que enerva o polegar, o indicador e o dedo médio.

A síndrome do túnel do carpo é uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano, contra o ligamento transverso, que pode ser causada por uma inflamação nos tendões que passam pelo canal.
Quando ocorre a síndrome o indivíduo sente dormência, nas regiões inervadas pelo nervo mediano, que vem acompanhada de formigamento, que se manifesta mais a noite.
O prolongamento dos sintomas provoca dificuldade para executar movimentos pequenos com as mãos, como pregar botões, pegar copos…
Um dos principais motivos para o aparecimento da síndrome do túnel do carpo são as doenças ocupacionais, LER, causadas por movimento ou esforço repetitivo.A flexão e extensão do punho causam esse tipo de lesão, porém traumas como fraturas também podem levar a síndrome. Pessoas diabéticas podem ter mais facilidade de desenvolver a doença decorrente de alterações do tecido sinovial, e alterações secundárias na estrutura do nervo mediano provenientes do açúcar elevado.
Para diagnosticar a síndrome do túnel do carpo, o médico avaliará o indivíduo, e lhe fará perguntas como:  se sente formigamento a noite na região, se ele tem dificuldades de pegar objetos pequenos, e após fará testes que confirmarão se há compressão do nervo mediano ou não.
O teste de Phalen consiste em dobrar o punho e mantê-lo flexionado durante um minuto, se houver lesão, o indivíduo sente os sintomas se agravarem.
O teste de Tinel consiste em percutir o nervo mediano, que se estiver compremetido, provocará sensação de choque e aumentará o formigamento no local.
O tratamento deve ser específico para cada grau de compressão do nervo mediano, que pode ser dividido em leve, moderado e grave.
Se a compressão for leve, o indivíduo terá indicação para o uso de uma órtese, para manter o punho em extensão associado ao uso de um antiinflamatório. Essa imobilização pode ser feita durante um mês.
Quando o tratamento conservador não melhora os sintomas, o procedimento cirúrgico deve ser utilizado, porém se a doença que esta causando a compressão do nervo mediano não for tratada pode-se ter uma recidiva da lesão.
A fisioterapia atuará na diminuição da dor e do edema local, com a utilização do ultra-som.  O alongamento dos músculos flexores dos dedos e do punho, aumentam a formação da produção do líquido sinovial, lubrificando melhor a região, diminuindo assim a atrito.
Por: Dra. Rackel Monte

 

119 Comments

  1. marli l silva

    22/04/2011 at 09:26

    fiz a cirurgia do tunel do carpo no dia 18/02/11 e ainda sinto muitas dores e fisgadas no punho no braço e nos dedos estou fazendo a fisioterapia mas naõ estou vendo resultados.Gostaria de saber o tipo de fisioterapia certa para este problema.

  2. Olá Marli,
    Obrigado pelo seu comentário!

    A conduta será traçada de acordo com a avaliação feita pelo seu fisioterapeuta. Essa conduta deve conter técnicas analgésicas, ou seja, que diminuam e por fim acabem com a dor, podendo ser feito através de aparelhos e cinesioterapia e alongamentos, que proporcionarão o aumento de força e da amplitude articular.

    Atenciosamente,
    Dra.Rackel Monte

  3. Dra. Como diagnosticar dor na mão sendo uma artrite ou túnel do carpo

  4. Olá Matheus,
    Obrigado pelo seu comentário!

    No caso da artrite além da dor a pessoa apresenta calor local e edema, e na síndrome do túnel do carpo existem testes específicos para detectar a síndrome, sendo eles teste de Phalen e sinal de Tinel.

    Atenciosamente,
    Dra.Rackel Monte

  5. Tenho trabalhado muito com microcomputador ultimamente e, as vezes, sinto que o braço direito está mais "pesado" (sou destro). Esse sintoma tem a ver com Túnel do Carpo? O que você sugere que eu faça para reduzir ou eliminar esse sintoma? Você sugere o uso da Powerball para previnir esse tipo de problema?
    Obrigado pela resposta.

  6. Graças A.Silva

    14/05/2011 at 21:33

    Desde final de fevereiro,venho com sintomas já diagnosticados como sendo sidrome do túnel do carpo e com tratamento feito com antiflamatório específico.Agora,já passado algum tempo tenho feito
    acupuntura com tratamento auxiliar para diminuir o formigamento e dormência do dedo polegar E e medio e ulnar D.Apesar de vários médicos aconselharem cirurgia ou infiltração de cortisona ,tenho muito medo destes procedimentos.E, ao mesmo tempo fico em dúvida do que pode acontecer se deixar passar muito tempo.Não sei exatamente qual a causa.Gostaria de saber qual diagnóstico diferencial entre várias doenças que apresentam também estes sintomas antes de tomar alguma
    decisão.O que a Drª Rackel Monte pode sugerir?

  7. Olá Ioanis,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Para saber se é síndrome do túnel do carpo, tem que ser realizado um teste específico. Todas as vezes que você for usar o computador faça alongamentos para os braços e coluna para prevenir o aparecimento de dores tanto pelo uso excessivo, quanto pela má postura. A powerball é aconselhada mas o mais importante mesmo são os alongamentos.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  8. Olá Graças,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Os testes específicos feitos para o diagnóstico da síndrome devem ter sido realizados pelo seu médico, pois somente com esses testes ele poderia assegurar que o que você tem é realmente a síndrome do túnel do carpo. Se você realiza no seu trabalho movimentos repetitivos, essa pode ser a causa da síndrome.
    Se você teve melhoras com a conduta de tratamento que esta sendo realizada, aconselho que continue, porém se já esta fazendo essa tratamento há algum tempo e não vê melhora dos sintomas procure o seu médico e converse com ele sobre a possibilidade de fazer outro tratamento seja ele cirúrgico ou não.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  9. Antonia Silva,
    Fiz a cirugua do tunel do carpo há 03 anos, graças a Deus foi um sucesso; estou com todos os movimentos normais. Agora estou me preparando para operar a mão esquerda.

  10. Olá Antonia,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Ótimo que você esteja com os seus movimentos do punho preservados. Sucesso na cirurgia do punho esquerdo!

    Atenciosamente,
    Dra.Rackel Monte

  11. Ola , gostaria de saber se sindrome do carpo doi no meio do braço e no ombro , doi muito e esquenta pra caramba naum consigo deita em cima do braço , tenho vontade de aranacar o braço doi demais sera q faz parte dessa sindrme do carpo pois eu tenho …

  12. Olá Ana,
    Obrigado pelo seu comentário!

    A síndrome pode causar dores no braço e no ombro sim, e aconselho que procure um médico para que o mesmo possa lhe prescrever um medicamento eficaz. Faça fisioterapia também, porque somente assim o seu tratamento será completo.

    Atenciosamente,
    Dra.Rackel Monte

  13. Olá Dra. estou no 8º mês de gestação e tenho tido além do formigamento muitas dores na mão direita, obtive o diagnóstico dá STC porém o ortopedista recomendou que eu espere até a bebê nascer para avaliar se haverá ou não a permanência do problema, porém as dores estão insuportáveis algumas vezes chega a irradiar para o braço e ombro e elas se estendem da noite para o dia todo. Estou utilizando uma tala de coura para o punho o que alivia um pouco, mas não muito, o que posso fazer para melhorar as dores já que não posso tomar nenhum medicamento além do paracetamol? Obrigada.

  14. Olá Polyana,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Você poderia fazer fisioterapia utilizando a termoterapia( calor superficial como bolsa de água quente), mas você verá que após ter o seu bebê esses sintomas desaparecerão.

    Atenciosamente,
    Dra.Rackel Monte

  15. Obrigada Dra. Rachel.

  16. Olá Polyana,
    Volte sempre ao nosso blog!

  17. BOA NOITE DOTORA . FIZ UMA ULTRASSONOGRAFIA E DEU SINDROME DO CARPO O MEDICO PASSOU REMEDIOS E ESTOU FAZENDO FISIOTERAPIA , MAIS NAO ESTOU VENDO RESULTADO. O SERA QUE É O CASO DE UMA CIRURGIA. OBRIGADA.

  18. Olá Antonia,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Para saber se o seu caso é cirúrgico ou não, somente fazendo uma avaliação. Aconselho que continue com a fisioterapia e com os medicamentos, pois o resultado não é imediato, e se ainda sim quando terminar as sessões prescritas pelo médico não tiver melhora, sugiro que volte ao consultório e faça uma reavaliação.

    Atenciosamente,
    Dra.Rackel Monte.

  19. Roseli Amorim

    27/06/2011 at 08:55

    Bom dia meu nome e Roseli e gostaria de tirar algumas duvidas ,realizei ultrasons do punho e mão e nao acusou nada fiz o eletroneuromiografia tbm nada so apareceu na ressonancia tendinite e a sindrome como confirmar e qual o melhor tratamento ou seria ir direto para cirurgia?

  20. acabei de ser diagnosticado com tunel do carpo, a meses sofria com dores e formigamento exatamente nos dedos indicados, o fisioterapelta me aconselho a ultilizar uma ortese de manutençao p punho tomar dixalgen e milgamma enfim nao conhecia a doença é algo serio q devo me preocupar?

  21. Doutora eu fiz o exame que coloca varias agulhas nos braços e da uns choquinhos não estou lembrado o nome, deu Sindrome do Tunel do Carpo bilateral nos dois braços.
    Eu fiz fisioterapia por um tempo e não passou, pois trabalhava com computador.
    Hoje estou parado só para tratar essa doença, comprei um ultrassom, e 2 ortoses, gostaria de saber quantas sessões de ultrassom eu posso fazer por dia?
    Outra coisa estou bem acima do peso ideal será que isso pode ser a causa?

  22. Olá Noel,
    Obrigado pelo seu comentário!

    O ideal seria que o senhor fizesse as sessões de ultrassom com um fisioterapeuta porque o mesmo colocaria o aparelho na frequência e no modo certo. O ganho de peso não é a causa da síndrome.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  23. olá doutora. fiz uma cirurgia do tunel do carpo nas 2 mãos junto com o pé direto neuroma de morton 3 anos e venho notando que a dor ta voltando nas mãos e no pé isso é normal???sinto quando vou escrever ou mesmo pegar algum tipo de peso e o pé fica latejando o tempo todo,já reclamei ao medico varias vezes e ele sempre diz que é normal sendo que eu não acho,pensei em procurar outro medico para fazer outra avaliação…obrigada

  24. Olá Roseli,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Para saber o melhor tratamento para o seu caso, somente lhe avaliando e verificando os seus exames. Converse com o seu médico sobre qual o melhor para o seu caso.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  25. olá eu gostaria de saber se quem tem fibromialgia tem mais facilidade pra ter esta sindrome , eu tenho mialgia e agora estou tendo dores muitas dores nos punho sera q pode ser a sindrome?
    gostaria muito de saber
    obrigaga.

  26. Elionildes

    08/07/2011 at 22:07

    Olá Doutora.preciso muito de sua ajuda, há+ou- 01 ano fiz o eletroneuromiografia que diagnosticou STC na mão E, tomei todos os remédios que o neuro prescreveu pelo período á cima referido tive uma boa evolução. Há tres dias tenho acordado sentindo muita dor e dormença nas duas mãos.Sou Téc de enfermagem trabalho na maternidade e sou costureira temo ter que parar com minhas atividades

  27. Oi, li todas as perguntas anterios, me identifiquei com todos praticamente, estou sofrendo muito com os sintomas da Sindrome, já fiz os exames para fazer a cirurgia, só falta marcar a data. Estou com muito medo, mas já tentei todos os tratamentos e medicamentos foram todos agua com açucar, o medicamento a princípio faz algum efeito mas depois o corpo se acostuma. a fisio também não faz muita diferença, para dormir só com talas nas mãos o pior é o braço direito o ombro doi constantemente, a consequencia agora são até dores de cabeça. a minha maior preocupação é esta dor no ombro, será que após a cirurgia do carpo o ombro também irá melhorar, acho que todos nós agora somos um pouco exper em STC mais o meu lado leigo não compreende como um problema no punho pode causar dor no ombro???

  28. Olá Dra. vou lhe relatar rapidamente o meu caso. Tudo começou quando notei um estalo diferente na articulação do ombro esquerdo. Com o tempo começou a doer muito, uma dor intensa e contínua. A principio era só isso, porém de um tempo pra cá notei que o dedo polegar parece que esta "formigando" e o braço todo parece que ficou meio "molenga". Tenho os movimentos normais na mão e no braço. Consultei um ortopedista e o mesmo disse que era tendinite. Ele nem deu muita bola sobre a dormência no polegar. Receitou anti-inflamatórios, fisioterapia e um pouco de repouso para o braço, já que trabalho na área de informática. Não resolveu muito. Depois de pesquisar sobre o assunto, acredito que possa ser STC porém tudo começou com esse estalo no ombro. O que a Dra. acha sobre o meu caso?

  29. Olá Doutora
    Fiz um eletroneurografia,constatou sindrome do tunel carpo moderado na mão direita,já marquei a cirurgia,estou com medo,há outra coisa a fazer.Obrigada Nádia

  30. Olá Linda,
    Obrigado pelo seu comentário!

    A síndrome do túnel o carpo pode sim estar relacionada com a fibromialgia. Aconselho que procure o seu médico para que o mesmo possa tratar a síndrome.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  31. Olá Elionildes,
    Obrigado pelo seu comentário!

    O ideal quando você foi diagnosticada com a síndrome, seria ter feito fisioterapia e no início imobilização, pois não adianta tratarmos a dor se a causa da mesma não está sendo tratada.
    Procure um médico e peça encaminhamento para fisioterapia, para que você possa continuar com as suas atividades.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  32. Olá Wilma,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Você realmente tem razão em dizer que a pessoa que tem a STC acaba um pouco exper no assunto!!
    A síndrome pode sim ocasionar dor no ombro, pela origem do nervo mediano, já que esse nervo se inicia no ombro.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  33. Olá Juliano,
    Obrigado pelo seu comentário!

    A síndrome do túnel do carpo não ocasiona estalo na articulação do ombro, pode sim existir dor. Se o seu caso fosse STC , você estaria apresentando dor em mão e braço.Aconselho que você procure outro médico e que peça para ele um exame como ultrassonografia para confirmar se é tendinite ou não.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  34. Olá Nadia,
    Obrigado pelo seu comentário!

    O outro tratamento para a STC é o tratamento conservador, que consiste em uso de medicamentos, imobilização e fisioterapia.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  35. Cristina Bertozzi

    16/08/2011 at 16:57

    Olá Dra. Raquel
    Fiz a eletroneuromiografia e resultado deu Sindrome do Tunel do Carpo sensitiva leve grau 1 à direita e grau 2 à esquerda, é caso de cirurgia?

  36. Fiz cirurgia faz 2 semanas,sinto dores não na cirurgia,mas nos nervos é normal? A cirurgia foi um sucesso,mais tinha muito medo,mais já passou e logo vou fazer na outra mão,somente essa dorzinha que me incomoda ,mais também não falei com meu médico ainda. Obrigada.

  37. Boa noite, Dr Raquel. Há aproximadamente 20 dias fui tomar uma medicação venal no hospital e a enfermeira tentou achar uma veia no pulso, as duas vezes que ela tentou furar senti um choque. Após isso venho sentindo constantemente esse choque ao fazer pequenas coisas com por exemplo abrir o chuveiro. A noite tenho dormencia na mão. Isso pode ser sindrome do carpo? Obrigada

  38. Olá Cristina,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Não é caso de cirurgia porém você deve tratar para que a síndrome não avance e se torne complicada ao ponto de se ter que fazer uma cirurgia.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  39. Olá Vanda,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Os sintomas podem levar alguns dias para desaparecerem. Converse com o seu médico sobre isso.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  40. Olá Mariana,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Aconselho que procure um ortopedista para que o mesmo possa fazer os testes e verificar se é síndrome do túnel do carpo.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  41. boa tarde , dr raquel . Estou com dormecia no dedo minimo da mao esquerda , e um clinico me receito vitamina do complexo b, mais nao adiantou.Tenho que procurar um ortopedista?

  42. Olá Daniel,
    Obrigado pelo seu comentário!

    O ideal é procurar um ortopedista para que o mesmo possa lhe avaliar e fazer testes específicos para o seu caso.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  43. Boa noite! qual o melhor exercicio para diminuir os desconforto da Sindrome Tunel do Carpo? estou tratando em antiinflamatorios, mas a noite a dor é insuportavel. E casos cirurgicos… qto tempo a leva a recuperaçao?

  44. Boa noite! Dr Raqeuel preciso saber o que eu tenho.Sinto o meu ombro e meu cotovelo doer.E sinto tbm que o meu punho perdeu um pouco de força mas nao sinto os dedos dormentes nem formigantes.O que pode ser e como fazer para melhorar as dores que sao contantes?
    Desde já obrigado.

  45. Olá Jan,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Para começar os exercícios para a região o ideal seria que o quadro álgico, ou seja, a dor tenha diminuido, pois se for feito na fase aguda a dor pode aumentar. Procure um fisioterapeuta para lhe auxiliar durante os exercícios.

    Atenciosamente,
    Dra.Rackel Monte

  46. Olá Marta,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Aconselho que procure um ortopedista para que o mesmo lhe faça testes específicos para saber se há alguma lesão e se tiver qual tipo de lesão está lhe afetando.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  47. Rodrigo S. Alves

    12/10/2011 at 00:19

    tive uma fratura de cotovelo e punho a 22 anos atras e a 5 anos fratura de quinto metacarpo no mesmo braço (esquerdo) passei pelo medico e fiz um exame de eletroneuromiografia resultado ''síndrome do túnel carpo moderada'' oque quer dizer isto e grave minha consulta e só daqui a um mês me ajuda ai desde já agradeço

  48. valentim jorge

    13/10/2011 at 15:17

    boa noite!
    fui operado ao tunel carpico a 10 dias. tenho os dedos dormentes. indicador ,grande e metade do anelar.
    será isto normal ? a cirurgia não correu bem , 4 horas depois tive uma hemorragia e fui a correr par o bloco novamente. terá alguma coisa a ver. agradecia alguma explicação.
    obrigado

  49. dra. pelo amor de Deus me ajude! Estou morrendo de dor tenho a stc nas duas mãos mas a direita é insuportável, estou digitando com a mão esquerda e tbm já está doendo. o q faço agora para melhorar essa dor pois estou até chorando pois é insuportável. tbm tenho fibromialgia e artrite rematóide. obs: adquiri a stc na gravidez a 4 anos atrás e tbm uso a tala mas não sinto alívio

  50. dra sinto muita dor, não é só formigamento, é dor pra valer parece que os ossos ou nervos, sei lá, tão sendo triturados, e as vezes parece que coloquei a mão num vidro de pimenta, pois queima e arde muito. desenvolví a stc na gestação á 4 anos atrás e até hoje sofro com ela, tenho tbm fibromialgia e artrite reumatóide. uso tala toda noite e só corticóide ajuda a melhorar , mas o mesmo tbm me faz mal. o que faço? Me ajude!!!!

  51. Estou com a síndrome do carpal já tem um mês. Estou fazendo fisioterapia e tomando meloxicam mas parece que esse medicamento está me fazendo mal isso e possível? Ainda contínuo com muitas dores nas duas mãos. Obrigada

  52. Olá Rodrigo,
    Obrigado pelo seu comentário!

    A síndrome do túnel do carpo causa dor intensa, e além disso proporciona limitações no movimento. Por isso mesmo sendo moderada você deve procurar tratamento adequado para a síndrome.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  53. Rodrigo S. Alves

    28/10/2011 at 21:34

    o estranho e que sinto dor desde os dedos ate o ombro isso e normal no meu caso? obrigado pela resposta anterior

  54. Boa Noite! Fiz uma cirurgia de Tenolise ou Tenossinovite De Quervain (desenvolvida depois da gravidez) há 8 dias e sinto formigamento no dedão, no indicador e no peito da mão, também sinto um tipo de "choque" nos mesmos dedos ao apertar o punho. Frizando que esses sintomas não existia antes da cirurgia.

  55. Cristina Bertozzi

    04/11/2011 at 17:03

    Olá, Dra. Raquel
    Tem algum exame que indica que a STC foi causada pela LER, pois, trabalho em Escritório de Contabilidade e utilizo muito o computador e quando escrevo por muito tempo minha mão doe bastante e o Perito do INSS disse que, por eu trabalhar em Serviço Administrativo, não teria direito a Licença Médica, só consegui porque tive que operar a mão, gostaria de saber se a licença pode ser convertida em Doença do Trabalho?

  56. Olá Valentim,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Dormência após algumas horas do término da cirurgia é normal, porém 10 dias depois do procedimento não é muito comum. Essa hemorragia foi local?
    Aconselho que volte ao ser médico e conte os sintomas que você esta apresentando, para que o mesmo possa fazer uma nova avaliação.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  57. Olá Jucilaine,
    Obrigado pelo seu comentário!

    A dor que sente realmente é ocasionada pela STC? É muito comum durante a gravidez algumas mulheres desenvolverem a síndrome porém após o nascimento do bebê e da fase pós edema gestacional, a síndrome tende a desaparecer. Como você mencionou a artrite reumatóide pode ser que a dor que sente seja proveniente desse problema.
    Se o problema realmente for pela síndrome do túnel do carpo, há tratamento cirúrgico e no caso da artrite e da fibromialgia há tratamento medicamentoso.
    Aconselho que procure um reumatologista, para que o mesmo possa lhe fazer uma avaliação detalhada.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  58. Olá Pamela,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Alguns medicamentos podem causar efeitos adversos. O tratamento não é rápido, mas aconselho que converse com o seu fisioterapeuta e com o ortopedista que prescreveu o medicamento para você e informe o que está acontecendo para os dois.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  59. Olá Eliane,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Esses sintomas aparecem em alguns casos após cirurgias, mas em alguns dias eles desaparecem. No caso de persistirem comunique ao seu médico.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  60. Olá Cristina,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Você pode ter a licença médica sim pela LER, pois como o seu trabalho pode causar lesão por esforço repetitivo, teria sim como comprovar a sua lesão.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  61. Olá Rodrigo,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Em alguns casos pode acontecer dores até o ombro.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  62. reumatismi

    11/11/2011 at 10:39

    I have been surfing online more than 3 hours as of late, but I by no means discovered any interesting article like yours. It is pretty price sufficient for me. In my opinion, if all site owners and bloggers made just right content as you did, the net will likely be much more helpful than ever before.

  63. Dr eu tenho o virus HCV ja tomei Interferon e Ribavirina, so que tivemos que abortar o tratamento; agora que chegou o novo
    medicamento minha Dr disse-me:- você so irá tratar, depois que fizer a cirugia do tune do carpo.Será que terei mesmo que
    fazer esta cirugia? sinto forte dores nos dedos e eles estão engatilhado (rijidos) ja não consigo nem lavar uma meia. Aguardo
    uma resposta desde ja o meu muito obrigada

  64. Olá Iara,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Pelo o que a senhora me descreveu, o melhor seria fazer a cirurgia, pois o tratamento conservador não melhoria em nada o seu quadro.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  65. Obrigada por sua atenção, vejo que a Dra realmente é uma pessoa muito dedicada ao seu trabalho.
    um abraço fraternal

  66. Hello,
    Thanks for your comment!

    Glad you liked the article and the blog.
    Check back often!

    Sincerely
    Dra. Rackel Monte

  67. Boa tarde, cerca de 1 mes, descobri um especia de caroço no meu pulso, na parte de baixo, nao sinto dor, minha mao fica meio diferente meio que formigando mas nao é sempre, até cheguei a pesquisa que seria sindrome de carpo, mas nao sei como é realmente , e nem como fica, gostaria de informaçoes, q q tipo de profissional que poderia avaliar isso pra mim.

  68. Diágoras M. ALencar

    29/11/2011 at 19:56

    Sou profissional de informática, tendo trabalhado como desenvolvedor de softwares, desenvolvimento de material didático e professor, o que me obriga a passar horas diante do computador (digitando ou não). Recentemente (fev-2011) fui demitido da empresa e me foi negado auxilio doença, mesmo havendo levado exames comprobatórios e laudos médicos (por acaso médicos conceituados na área). Meu médico me recomenda uma cirurgia, minha tia que é médica não, afinal devo ou não operar? e quando à descoberta da sindrome do túnel do carpo, tenho direito ao auxílio doença, já que atuo na área de TI desde 1992?

  69. Olá Gustão,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Você deveria procurar um ortopedista e lhe informar os sintomas que vem sentindo.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  70. Olá Diágoras,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Não tenho como afirmar que você deva ou não operar, pois não vi seus exames. A síndrome do túnel do carpo lhe dá direito ao auxílio doença sim, só que você deve passar por uma perícia com os médicos da previdência social.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  71. ERICA MENDES

    02/12/2011 at 09:45

    BOM DIA DOUTORA, ESTOU COM TENDINITE NAS DUAS MÃOS E NOS OMBROS, ALÉM DE STC NA ESQUERDA, TUDO ISSO COMPROVADO POR ULTRASSOM E ELETRONEUROMIOGRAFIA, JÁ FIZ 3 SERIES DE 10 FISIOTERAPIAS E NADA ADIANTOU, ESTOU DESEMPREGADA E TENTEI RECURSO COM O INSS JÁ QUE EU TABALHO NO COMPUTADOR E SENTADA, ALÉM DISSO DESENVOLVI COCCIDINEA, NÃO CONSIGO FICAR SENTADA E NEM MUITO TEMPO NO COMPUTADOR, OQUE A SENHORA ME RECOMENDA?

  72. Olá Erica,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Aconselho que converse com o seu fisioterapeuta e relate a ele que continua tendo dores e que não percebe evolução no tratamento. Ele pode assim recorrer a outras formas de tratamento para o seu caso.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  73. Boa tarde , doutora ! Tenho STC há 10 anos aprox. mas não tenho coragem de operar pois tenho 3 filhos e toco instrumento musical(órgão) e tenho medo de ficar com sequelas após a cirurgia . Quando fiz a eletroneumiografia não foi constatada a perda de força mas meus braços e mãos adormecem muito e doem á noite e quando eu toco .Também adormecem até quando estou lavando louça. Por favor me ajude pois não quero operar mas estou chegando á conclusão que não me resta outra saída .E se eu operar quem deve fazer a cirurgia : um ortopedista ou um neurocirurgião? Minha cunhada operou uma das mãos com um neurocirurgião e quase ficou sem o movimento do polegar por um erro na cirurgia e depois de muita fisioterapia o movimento voltou. Entrei na hidroginástica achando que seria bom e estou com muitas dores. Amo fazer exercícios mas fico bastante limitada pela dor. Aguardo ansiosa pela resposta .

  74. nossa amiga que sorte a tua, pois eu fiz da direita a 3 meses, que estou pior, parece k não operei.parabens!!

  75. Olá Eliane,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Geralmente as cirurgias são realizadas pelos ortopedista. A hidroginástica não é muito aconselhada para você porque não há movimentos destinados aos movimentos do punho. Aconselho que faça fisioterapia para ver se as dores diminuem e se ainda assim não tiver melhoras, procure um ortopedista, pois se a senhora não se tratar pode perder os alguns movimentos do punho, pois a dor será mais intensa e dificultará as suas atividades.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  76. elizabeth santos

    25/12/2011 at 17:53

    alem da dormencia sinto fortes dores no braço a noite é norma

  77. NIVIA MARIA

    26/12/2011 at 09:04

    bom dia!!
    Estou com 21 semanas de gestação,estou sentindo dormência na mão, choque o braço fica pesado. Isso acontece principalmente a noite. mais é insuportável,sinto isso nos dois braço ,mais o que mais doí é o direito.Essa noite acordei umas cinco vezes essa noite. Não consigo dormi e a dor é insuportável. Quando acordo pra tomar café não consigo cortar o pão nem outras coisas, acordo com a mão dolorida,fechar a mão. O que posso FAZER??

  78. Olá Elisabeth,
    Obrigado pelo seu comentário!

    As dores são comuns na síndrome do túnel do carpo, assim como a dormência. Com o tratamento a tendência é que os sintomas desapareçam.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  79. Olá Nivia,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Procure um ortopedista, para que o mesmo possa lhe avaliar, pois pelos seus sinais parece ser síndrome do túnel do carpo. Após isso procure um fisioterapeuta para tratar.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  80. Bom dia, Dr.
    Fiz o exame para diagnosticar a STC, deu posotivo, grau Leve.
    Mas já tomei mais de 5 caixas de remdio, diferentes tipos, fiz fisioterapia, e nada disso resolveu. Todas as noites, minhas duas mãos adormecem, demais… Acordo com dores, e mal consigo mexer a mão. Meu médico disse para realizar a cirurgia, mas estou com medo e duvidas, quanto à recuperação e grau de melhora. É comprovada melhora de 100% ???
    O q fazer, Dr. ? Agradeço!

  81. Olá Milena,
    Obrigada pelo seu comentário!

    Como você já realizou o tratamento conservador com medicamentos e fisioterapia e não conseguiu melhora do quadro, aconselho que converse com o seu ortopedista ou até consulte outro para uma nova avaliação, para saber a chance da realização de uma cirurgia.
    Não podemos afirmar que em todos os casos a melhora é de 100%, porém na grande maioria, a recuperação é total.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  82. Boa tarde! Dr Raquel, bem possuo a síndrome bilateral tenho apenas 22 anos sinto muita dor de dia também alguns formigamentos e choques é normal sentir mais dores do que formigamentos?
    Pois todos falam que os sintomas mais sentidos são formigamento e choques quando na verdade sinto mais dores na palma das mãos e nos braços e ante braços e o meu dedão direito é bem inchado e estala muito e dói também.
    Você acha que pode ser causado pela síndrome esse inchaço seguido de dor?
    Dez de já te agradeço *-*

  83. Fiz a cirurgia do túnel do carpo a 5 meses atras, e o enformigamento melhorou, mas não consigo dobrar o polegar e movimentar direito os outros dedos. Já tomei anti-inflamatório, analgésicos e já fiz 20 fisioterapias, estou desesperada, não sei o que fazer. Por favor me ajude.

  84. OLA BOA TARDE MEU NOME ROSE SOU CABELEREIRA,E SINTO MUITO FORMIGAMENTO E DORMENCIA NAS MAOS SE ESTENDENDO PARA O BRAÇO , E O HORARIO QUE MAIS ATACA E A NOITE,QUAL ESPECIALIDADE DE MEDICO QUE DEVO PROCURAR?

  85. andressa jacqueline

    05/05/2012 at 16:06

    ola, me acidentei a 2 anos com um corte no pulso, minha mao esta perdendo os movimentos no ultimos tres dedos e sinto uma sensação de choque constante no corte, nos dedos sinto um formigamento tb constante, como posso proceder, sera necessario cirugia?

  86. boa noite! estou sentindo muitas dores na maõ fiz uma ultra -sonografia e deu tendossinovite de querwai ja estou em tratamento a 4 meses mais ate agora não tive melhora nenhuma a fisioterapeuta esta achando que e sindrome do tunel do carpo sera que poe ser mesmo mais eu fiz um exame que se chama eletroneuromiografia mais não deu nada deu tudo normal .

  87. Olá Rose,
    Obrigada pelo seu comentário!

    Procure um ortopedista para que o mesmo possa fazer um avaliação do seu caso.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  88. Olá Tais,
    Obrigada pelo seu comentário!

    Aconselho que continue a fazer fisioterapia, pois a recuperação não é tão rápida quanto achamos.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  89. Olá Andressa,
    Obrigada pelo seu comentário!

    Aconselho que procure um ortopedista para que ele possa examinar o seu punho e assim poder saber se houve rompimento de alguma estrutura importante.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  90. Olá Veronica,
    Obrigada pelo seu comentário!

    Existem teste específicos para cada uma das doenças. Fale com a sua fisioterapeuta, pois ela mesma pode fazer esses testes, e assim ter a certeza de qual o seu problema.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  91. Ademilson Ferreira

    18/05/2012 at 12:14

    Comecei a sentir uma forte dor no polegar direto, do nada…. Começou em uma segunda-feira quando acordei pra ir trabalhar. A dor não parava. como trabalho em um jornal, tenho que ficar na frente do computador o dia inteiro. Na quarta, quando fecho a edição da semana, meu polegar estava doendo demais. Na quinta, de manhã, fui ao Biocor e o médico receitou um anti inflamatório. Consegui dormir melhor de quinta pra sexta, mas hj meu polegar continua doendo, não como antes, mas é bastante desconfortável e está bastante inchado. Estou lendo esses relatos e estou com muito medo, pois trabalho com computação. É meu ganha-pão. E agora? Seá que é mesmo STC?

  92. Olá, Dra. Estou com diagnóstico de Síndrome do Túnel do Carpo. Gostaria de saber, em média, qual o tempo de afastamento do trabalho. Sou servidora pública e não terei problemas quanto a afastamentos,mas gostaria de ter uma noção para balizar minha rotina e ritmo de vida. Obrigada, Flora.

  93. Olá Flora,
    Obrigada pelo seu comentário!

    É difícil dizer quanto tempo cada um vai levar para se recuperar, pois se a inflamação está muito evidente o tratamento com a fisioterapia começará de um forma mais lenta, pois nessa fase há muita dor.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  94. Boa noite!!!!
    meu pai operou a mao em abril de 2011 de LTC ,apos a cirurgia ele vem sentindo mais dores do que antes da cirurgia fez umas 10 sessoes de fisio mas ñ adiantou.Li que fazer imersao em agua fria e depois na quente ajuda a aliviar a dor vc conheçe????
    Acupuntura poderia ajudar???

  95. Silmara Teixeira

    04/06/2012 at 11:08

    Olá Dra. Rackel. Há três anos fui diagnosticada com STC, além de firomialgia (foi no inverno). As dores eram horríveis. Meu médico avaliou e sugeriu que não fosse feita a cirurgia. Fiquei afastada do trabalho por 5 meses, usando tala e fazendo fisioterapia, pilates, além de medicação. Houve muita melhora. Hoje só sinto dores se abuso muito com serviços domésticos e digitação. Ouvi falar da POWERBALL, que aliviaria as dores e estaria fortalecendo a musculatura do braço e nervos. Ela realmente compensa? Grata pela atenção. Silmara.

  96. gostaria de saber como e feita esta cirurgia de tunel de carpo e um corte muito grande que da no braço, qual e o tempo de imobilizaçaõ, ha chances de o problema voltar.
    Gostaria de uma resposta concreta sem duvidas

  97. Milena Castanho

    06/06/2012 at 18:11

    Oi Doutora
    Fiz a cirurgia do tunel do carpo a 4 anos atrás. Melhorou um pouco, mas de 1 ano para cá começou tudo de novo. O problema maior é a noite durante o sono. Acordo com as mãos totalmente dormentes e com uma dor forte no ombro. Marquei ortopedista mas gostaria de um comentário seu sobre essa dor no ombro.
    Obrigada

  98. Maria Aparecida

    07/06/2012 at 08:59

    Olá dr há quase um ano comecei tendo uma dormecia nas mãos principalmente a noite depois muito formigamento onde eu parava a mão ela adormecia há seis meses minhas duas mãos adormeceram tenho dificuldades pra tudo. costurar pegar objetos e não tenho sensibilidade nas duas mãos fiz um eletroneuromiografico e deu sindrome do tunel do carpo de grau moderado bilateral o que devo fazer?

  99. boa tarde,fiz ha dias uma eletromiografia que acuso sindrome do tunel do carpo em estado moderado nos 2 punhos, so tenho consulta com meu medico para lhe mostrar os exames d aqui 5 meses. Estou a tentar engravidar o medico tinha falado na cirurgia se acusasse o sindrome. poderei ser submitida a cirurgia mesmo tendo gravida?
    aguardo resposta. obrigada

  100. Olá Isabella,
    Obrigada pelo seu comentário!

    Não necessariamente todos terão os sintomas mais comuns na síndrome. O inchaço e a dor podem ser causados pela síndrome.

    Atencisamente,
    Dra. Rackel Monte

  101. Olá Ademilson,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Para saber se é mesmo STC, aconselho que procure um ortopedista para que o mesmo possa fazer os devidos testes e assim fazer o diagnóstico.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  102. Olá Eloisa,
    Obrigada pelo seu comentário!

    Provavelmente as 10 sessões de fisioterapia não foram suficientes para a recuperação total pós cirúrgica, tendo em vista que são poucas sessões. Aconselho que volte a fazer fisioterapia e converse com o fisioterapeuta sobre a possibilidade de iniciar a acupuntura que para o alívio da dor ajudaria bastante.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  103. Olá Silmara,
    Obrigada pelo seu comentário!

    A powerball trás muito benefícios, porém deve ser usada com muita prudência para não criar nenhuma outra lesão.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  104. Olá Regina,
    Obrigada pelo seu comentário!

    A incisão é bem pequena por via endoscópica, apresentando bons resultados na recuperação do paciente. Não há possibilidade da síndrome voltar, se a dor continuar é sinal que a proliferação do líquido sinovial é em decorrência de outro problema.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  105. Olá Milena,
    Obrigada pelo seu comentário!

    A sua dor no ombro pode ser por lesão de alguma estrutura do ombro mesmo e por isso pode estar causando a dormência nas mãos.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  106. Olá Maria Aparecida,
    Obrigada pelo seu comentário!

    Aconselho que procure o ortopedista e mostre o seu exame para que o mesmo possa lhe indicar o melhor tratamento.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  107. Olá Vanessa,
    Obrigada pelo seu comentário!

    A cirurgia é bem simples, porém como todas a sempre um risco. Outra coisa mito importante é que se você tem a síndrome do túnel do carpo com a gravidez ela pode piorar, pois é comum ficarmos um pouco inchada nesse período e esse inchaço pode causar mais dor. Aconselho que espere um pouco mais, pois a recuperação da cirurgia é bem rápida!

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  108. kelly de Paula

    18/06/2012 at 21:25

    Dra fiz a cirurgia do tunel do carpo a 3 meses e estou com muitas dores na mão,principalmente no dedão , fiz uma ultrassom e o médico disse que estou com fibrose e com inflamação na mão tb,pediu para eu fazer mais fisioterapia e tb tomar uma injeção ele disse que o processo é assim mesmo,isso é correto?Quanto tempo vou ter que estar afastada do trabalho ainda?ta correto ou terei que fazer outra cirurgia na mão,pode ter ocorrido algo que nao sei?

  109. eunice mendes

    20/06/2012 at 21:33

    boa noite !!fiz cirurgia d tunel d carpo na mao direita dia 16/05/12 e na esquerda dia 13/006/12 e a unica coisa q o doutor falaou q tenho é q mecher cm os dedos q é essa a fisioterapia,mas n estou bem!!q tipo de fisioterapia devo fazer?já q houví dizer q s n fizer direitinho volta o problema?tenho dores nos braços tbm!!!

  110. fábio de campos

    22/06/2012 at 15:05

    boa tarde,dra.
    minha esposa está com a síndrome do túnel do carpo,ela é diabética está preocupada pois,foi indicado cirurgia para ela;uma pergunta:como diabética a cirurgia pode não fazer efeito,ou seja, pode não ser eficaz?
    grato espero sua resposta.
    fábio

  111. Valmênia Lima

    21/07/2012 at 10:37

    Olá, tenho 33 anos e desde os 17 anos sinto dores nos dedos polegar, indicador e medio e sempre comentei isso com os medicos. Há 5 meses passei a sentir dormencia na 1ª valange do dedo indicador e de 1 mes pra cá começaram os choques na mão. Me pergunto por que os medicos nao levam em conta as queixas dos pacientes, pois só agora cogitaram sindrome do tunel do carpo. Não me prescreveram remedio, mas estou com muita dor, tem algo que eu possa fazer para melhorar: imobilizaçao, gelo, alongamento? Por gentileza me oriente neste sentido.

  112. Olá Valmênia,
    Obrigada pelo seu comentário!

    Em casa você pode usar o gelo e fazer imobilização. Não faça os alongamentos sem orientação, pois se for feito de maneira errada pode lhe causar ainda mais dor. Procure outro médico e conte-no o que sente.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  113. Olá Eunice,
    Obrigada pelo seu comentário!

    Você deve fazer fisioterapia para poder movimentar os dedos de maneira adequada. Não deixe de procurar a assistência de um profissional para as orientações!

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  114. Olá Fábio,
    Obrigada pelo seu comentário!

    O fato dela ser diabética não interfere na cirurgia, pode interferir no pós operatório, pois a cicatrização no diabético é feito de maneira prejudicada. Mas hoje em dia a técnica está cada vez menos invasiva o que faz com que a recuperação seja rápida e sem complicações!

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  115. Olá Kelly,
    Obrigada pelo seu comentário!

    Esse processo pode ocorrer sim em alguns casos pelo tempo de imobilização. Não deixe de fazer fisioterapia, pois nesse momento ela será muito importante para a sua recuperação!
    O tempo de afastamento varia de acordo com a recuperação de cada pessoa, por isso não tenho como lhe dizer quanto tempo mais ficará afastada.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  116. Olá!
    Recentemente descobri que tenho a sindrome do túnel do carpo, fiz várias seções de fisioterapia mas as dores e dormencia só aumentaram, o médico prescreveu 2 medicamentos, [ALGINAC 1000, e depois MIONERVIX], esses medicamentos não surtiam muito efeito com relação as dores e nem a nenhum dos sintomas… Então o médico me prescreveu mais umas seções de fisio e se não melhorasse eu ia ter que fazer a cirurgia… Acontece, que eu conheço 2 pessoas que fizeram essa cirurgia uma delas ja foi operada 2 vezes na mesma mão e mesmo com muito tempo de fisio, não conseguem segurar um copo descardável, bem, essas pessoas estão aposentadas por causa da sindrome do tunel do carpo, eu gostaria de saber em que momento se deve fazer essa cirurgia sem que haja motivo de ser realizada novamente, e sem ter que ficar eternamente em fisioterapia, eu só tenho 20 anos e ainda não trabalhei, daqui ha alguns anos serei Enfermeira, e temo não poder exercer essa profissão por conta da Sindrome do Túnel do Carpo. O que devo fazer??

  117. Boa noite.
    Sinto minhas mãos e braços dormentes e formigando,não só a noite,mas o dia inteiro,tenho artrite reumatóide,será que esse incomodo pode ser Síndrome do Túnel do Carpo,ou da AR.
    Um abraço.

  118. Dra. Rackel

    25/11/2012 at 17:33

    Olá Patricia,
    Obrigada pelo seu comentário!

    Infelizmente não posso afirmar o que você tem, aconselho que procure um médico reumatologista para ter um diagnóstico!

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  119. Dra. Rackel

    25/11/2012 at 17:53

    Olá Graziela,
    Obrigada pelo seu comentário!

    Não há um momento certo para a cirurgia ser realizada e também não é porque outras pessoas não tiveram uma boa recuperação que você não terá caso faça a cirurgia. Aconselho que você converse com a sua fisioterapeuta sobre a conduta terapeuta que esta sendo mantida, alternar o tratamento pode trazer melhora dos sintomas.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

Comments are closed.

8 Flares Twitter 1 Facebook 6 Google+ 1 8 Flares ×