Fisioterapia Domiciliar

Rio de Janeiro

Miastenia Grave

0 Flares 0 Flares ×

Miastenia é uma doença neuromuscular, auto-imune, que se caracteriza pelo má transmissão dos implusos nervosos para o músculo, levando a fraqueza muscular e fadiga, podendo raramente levar a morte se atingir os músculos da deglutição e respiração.

Um dos primeiros sintomas que aparece é a fraqueza dos músculos dos olhos, seguido de dificuldade de engolir, fraqueza dos músculos da mastigação, fala comprometida e dificuldades para caminhar , subir e descer escadas e realização das atividades diárias.

O tratamento da miastenia se dá através de medicamentos que diminuam a ação da enzima que degrada a acelticolina e a cirurgia do Timo.

A atividade física, estresse, infecções e o calor podem agravar os sintomas da doença.

Por:Rackel Monte

104 Comments

  1. Eu me chamo Andreza tenho uma filha chamada Kamili ela tem 6anosela tem fraqueza muscular pois ja fez varios tipos de isame e ate agora so deu que e fraqueza muscular ela tem dificudades para subir escada pois eu fico muito preocupada tenho muito medo que venha paralizar tudoeu queria saber mais sobre essa doenca por favor me respondaeu presiso saber o que fazer me ajude des de ja agradeco obrigada

    • Dra. Rackel

      15/04/2009 at 22:30

      Olá Andreza,
      Etou tentando contato com você pelo seu email, mas a msg sempre volta.
      Não ficou muito claro para mim no seu email,qual a doença que esta causando a fraquesa muscular em sua filha?
      Já existe um diagnóstico fechado?
      As doenças que causam fraqueza muscular normalmente são progressivas,e devem ser tratadas com fisioterapia e acompanhamento médico.
      Entre em contato comigo, para dizer se ja tem diagnóstico fechado, para que eu possa esclarecer melhor as suas dúvidas.
      Grata
      Rackel

      • jose Bernardo junior

        05/12/2010 at 11:23

        Dra. Rackel, me chamo José Bernardo Júnior, quando criança e até mesmo na minha adolescencia levava uma vida saudável pois corria pulava jogava bola em fim levava uma vida ativa, já na fase adulta de minha vida passei a sentir meu corpo mais cansado quando realizava atividades e mesmo quando caminho a longas distancias,passei a sentir dores e uma sensação de fraqueza nas minhas articulações e associava todos estes problemas a uma leve escoliose, só depois de realizar alguns exames tais como a eletroneuromiografia fiquei sabendo que tinha miastenia grave. Então o que eu gostaria de saber é se o fato de ter mim masturbado durante toda a minha adolescencia e de transar quase todos os dias com a minha namorada pois confeso que sou visiado por sexo e não possor olhar para as partes íntimas das meninas pois meu pênis já fica duro igual uma barra de ferro, isso pode ter contribuido para o surgimento da doença já que meu médico falou que eu posso ter nascido com a pré-disposição da doença, também quero saber como devo seguir corretamente os horários de tomar o mestinon e pelo uso constante do medicamento eu possa a viver sem tomá-lo por algum tempo sem sentir os sintomas e forte o suficiente para pilotar uma moto pois tenho muita vontade e

        • Olá Bernardo,
          Obrigado pelo seu comentário!

          A miastenia ocorre pelo o funcionamento inadequado da junção neuromuscular,e por isso nada tem a ver com o fato de ter relações sexuais frequentes. O uso do medicamento deve ser feito de maneira adequada, pois só assim você poderá conviver melhor com a doença. Não se tem nenhum medicamento faça esse efeito de ser tomado durante muitos anos e após esse tempo poder parar com o uso do remédio, até porque esse remédio não traz a cura da doença.

          Atenciosamente,
          Dra. Rackel Monte

    • Dra. Rackel

      15/06/2009 at 21:35

      Olá Andreza,
      Não ficou muito claro para mim no seu email,qual a doença que esta causando a fraquesa muscular em sua filha?
      Já existe um diagnóstico fechado?
      As doenças que causam fraqueza muscular normalmente são progressivas,e devem ser tratadas com fisioterapia e acompanhamento médico.
      Entre em contato comigo, para dizer se ja tem diagnóstico fechado, para que eu possa esclarecer melhor as suas dúvidas.
      Atenciosamente
      Dra. Rackel Monte

  2. tenho uma bebê de 8meses e desde os tres apresenta uma hipotonia generalizada não fica empezinha,ão rola na cama,fica sentada por alguns segundos so meche as pernas quando estao a favor da gravidade.O medico esta desconfiando de uma miastenia.O que vc acha

  3. Em 2007 tive disfalgia e disfonia, que depois de varias consultas com fono e psicologa resolveram me encaminhar a neuro, que diagnosticou Miastenia Gravis. Iniciei o tratamento no inicio de 2008, com mestinon e corticoide, fiz a timectomia em ago/2008, até então estava td bem; agora em maio comecei a perder as forças nos braços e nas pernas, sintomas que nunca tive, estou desesper
    ada pois achei que com a cirurgia ficaria melhor com restrições mas não sei se estou fazendo algo errado ou tenho que acostumar com a doença…
    obrigada

  4. Itália Ap.Maz

    11/08/2009 at 09:23

    Bomdia,meu nome é Itália, tenho 42 anos e a 18 anos fiz a timectomia, estava tudo ótimo, de 4 anos para ca estou sentindo uma fraquesa muito grande nos braços, e não consigo levanta-los, sem força para escovar os dentes,fraquesa nas pernas e agora com muita falta de ar, ja procurei varios neurologistas e todos dizem a mesm coisa, que não sabe o que fazer, aqui na minha cidade não tem um especialista que cuide desta doença, o que eu faço, estou muito preocupada e deprimida este quadro vai evoluir,?tomo o mestinom, mais o efeito tem passado rapido, me orienta por favor,se precisar de maiores detalhes e explicaçoes, me contacte no e-mail acima, por favor….grata e Deus abençõe…

    • Dra. Rackel

      24/08/2009 at 22:49

      Olá Itália!
      Obrigado pelo seu comentário!
      Existem tratamentos com medicamentos que facilitam a transmissão neuromuscular, assim como a plamaferese se o indivíduo estiver em crise miastênica. O ideal seria procurar um centro de neurologia capacitado para o tratamento da miastenia grave.
      Atenciosamente
      Dra. Rackel Monte

  5. GOSTARIA Q VC ME DESSE ALGUMAS, DICAS, POIS MINHA MAE TEM 65 ANOS E DESCOBRIU ESSA DOENÇA , A 1 ANO ATRAZ , COMEÇOU A TOMAR MESTINON , 1/2 COPRIMIDO 3X AO DIA,SE ADAPTOU MUITO BEM, TOMOU CERCA DE 7 MESES ESSA DOSE, MAS ELA TEVE UMA CISTITE, E ACREDITO Q FOI ESSA A CAUSA Q PIOROU A MIASTENIA, AGORA ELA TOMA 1 COMPRIMIDO DE 4 EM 4 HORAS, TÁ EM USO DO CORTICOIDE TB (PREDNISONA), FICOU COM UM POUCO DE FALTA DE AR , LEVEI NO HOSP, E DEU NO RX UM POUCO DE AGUA NO PULMÃO , NADA DE GRAVE , MAS PQ A CORTICOIDE RETEM LIQUIDO, E AGORA ESTÁ TOMANDO LASIX, PARA LIBERAR AGUA ,JÁ FAZ QUASE 20 DIAS, Q ESTÁ COM O MESTINON, DE 4 EM 4 HORAS, A PREDNISONA, E ELA NÃO MELHOROU MUITO NÃO , TEM DIAS, Q ESTÁ ¨BEM ¨MAS NÃO ESTÁ CONSEGUINDO ENGOLIR , NEM MASTIGAR DIREITO , SENTE MUITA FRAQUEZA , GOSTARIA Q ME DESSE ALGUMAS DICAS, SOBRE ALIMENTAÇÃO, E NO DIA A DIA , POIS ELA ESTÁ MUITO FRACA, JÁ FEZ TOMOGRAFIA, NÃO TEM TIMOMA, GRAÇAS A DEUS. POR FAVOr ME AJUDE A CUIDAR DELA NO DIA A DIA, QUERO Q ELA MELHORE! DEUS ABENÇOE VC E MUITO OBRIGADO!!! WANESSA

    • Dra. Rackel

      24/08/2009 at 22:57

      Olá Vanessa!
      Obrigado pelo seu comentário!
      Uma sugestão para melhorar o dia-a-dia de sua mãe, seria procurar orientação de uma nutricionista e de uma fonoaudióloga para mehorar a alimentação e evitar assim que ela fique mais fraca. Converse com o médico dela, sobre outros medicamentos e quais as melhores condutas para o tratamento dela.
      Atenciosamente
      Dra. Rackel Monte

  6. maria Lúcia

    09/09/2009 at 10:34

    tenho sintomas de miastenia tomo mestinon e meticorten
    o resultado é insatisfatório sofro muito com fraqueza nos
    braços e nas pernas e dor na região do quadril,fiz vários
    exames mas não foi confirmida a doença não sei o que
    fazer estou sofrendo muito. por favor me ajude

    Lùcia

  7. Recentemente meu neurologista me informou estar com miastenias tenho sentido dificuldades e dores no corpo estou precisando de im maios conhecimento sobre esta doença . voces podem me ajudar . ? Obrigada

  8. neide mendes

    11/09/2009 at 09:39

    ola ! meu nome e neide tenho miastenia gravis sofri muito no começo demorei muito a descobrir (8 messes) q doença era essa q eu ja nao estava conseguindo nem escrever consegui tratamento no hospital pedro ernestro ,fiz a operaçao do timo ,com o tempo deixei de tomar o mestinon hoje nao tomo nada ,claro q a força nao e mais a mesma , ,as tento conviver com essa doença ,eu ainda nao tenho filho ,o meu filho poderia tambem ter miastenia ? um grande abraço .

    • Dra. Rackel

      12/09/2009 at 15:23

      Olá Neide,
      Obrigado pelo seu comentário!
      Em nenhuma literatura , ou em casos que conheci existiam hereditáriedade neles, porém seria bom esclarecer com o seu neurologista sobre esse risco.
      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  9. Jacqueline B. Silva

    17/09/2009 at 21:19

    Boa noite!Meu nome é Jacqueline , moro em Goiânia e meu namorado, Maurício, descobriu a poucos dias que está com miastenia grave. Ele tem 42 anos, tem uma vida super agitada(anda c/ 3 celulares q tocam s/ parar a qualquer hora do dia ou da noite). Ele é empresário,tem uma transportadora de combustível, não tem hora p/ comer, dormir, muitas vezes temos um compromisso e ele me liga do aeroporto dizendo q tem uma reunião urgente no Rio, MT, MA, TO Brasília…com isso até eu fiquei de lado, nem sei + se somos namorados ou amigos. Ele está apresentando tiques nervosos no canto dos olhos e claro está reclamando de cansaço,porém devido a esta vida louca achei "normal "q ele estivesse pifando.Uma brincadeira q ele sempre fáz qndo falo p/ ele ir mais devagar, viver um pouco, relaxar, ele diz q seu nome é trabalho e sobrenome 24h. Incrível como ele sempre brinca c/ a sua saúde. Eu também sou hiperativa, só que meu extress fêz c/ q eu parace um pouco. Hoje estou de licênça médica a 20 dias c/ depressão grave e extress. Trabalho na Saúde e descuidei completamente de mim. Por isso falei p ele procurar um médico e fazer uma avaliação e começar c urgência a fazer caminhada ou academia. Nessa avaliação q ele descobriu q estava c/ esse problema.Foi diagnosticado 3 nódulos naTiróide, 2 calcificados e 1 de 1,5 cm. Aconselharan-no a não retirá-los. Não sei os outros sintomas pois ele está evitando comentar c/ todo mundo, inclusive c/ a mãe dele e eu. Ele acabou de me ligar de Palmas dizendo q após procurar ajuda de 6 profissionais aqui em Goiânia, ele irá a SP na próxima semana,más algo me diz q será amanhã. Mais um detalhe, a mãe dele retirou a Tiróide dia 14/09, 2ª f.
    Este problema pode ser hereditário, ou consequência de um nível alto de extres? Estamos juntos a 8 anos e estou muito preocupada. Desculpe o desabafo, más preciso de informação a respeito. Um abraço, fique c/ Deus.
    ***Meu e-mail é bella.maga@brturbo.com.br, no momento ele ñ está ativado, por isso estou enviando este no e-mail da minha irmã.

  10. Maria Irene

    25/10/2009 at 16:14

    Dr Rachel,meu nome é Marie Irene e tenho diagnóstico
    de miastenia gravis desde 1986 sendo que já possuia
    pitose palpebral desde os seis anos .Mas tenho mukitas dulvidas a respeito desta desta doença .Eu tenho dois filhos um de 15 e outro de 12 anos .Eles apresentam em raras ocasiõens fraquezas locais nos membros .Meu filho mais novo passou pelo eletronêuromiografia tês vezes e
    nao apresentou quadro miastênico .Atravez da doutora do hospital de base em Brasilia a neurolagista Elza Dias Tosta requisitei estes ezames mas nessecitave de um ezame mais especifico ezame de acetilcolina .Não consegui providenciar o ezame ainda mas estou aflita pelo diagnóstico pois minhas sobrinhas eram gêmeas e nascieram com miastenia gravis o primeiro caso constatado de miastenia infantil .Receio nao poder acessar mais fontes de conhecimento sobre esta doença.Em Brasilia o sistema de passe livre em transporte público ,possuo passe livre .Este beneficio foi retificado pela secretaria de transporte urbano devido a doença não esta emglobada na parte de deficiência.O cancêr,a AIDS,anemias congênitas e doenças renais crônicas entram como deficiência e a miastenia uma doença .Gostaria de saber se a miastenia entra como uma doença crônica inclusa nestes requisitos .Obrigada

  11. ola sofro de miastenia gravis..e queria saber mais sobre esta doença…tenho 30 anos e a 2 anos atras fiz a operaçao de retirada do timo..hoje vive com um comprimido de mestinon ao dia…a um ano estou tentando engravidar e nao consigo…nao posso mais ter filhos por causa da doenÇa…ja tenho 2 filhas uma de 13 anos e outra de 10 quando nao sofria da doença…obrigado

    • kelly margrander

      21/05/2012 at 23:34

      eu nasci com miastenia gravis e tenho dois filhos lindos e perfeitos a doença nao interfere numa gestaçao pode acontecer do bb pega seu anticorpos e nasce com a sua doença mais en duas horas ou duas semanas volta ao normal os meus filhos nao aconteceram boa sorte

    • Ubiratan Borges

      24/06/2012 at 19:06

      Oi Fabi, meu nome é Ubiratan, tenho 55 anos, casado, também tenho MG e queria trocar ideias, descobri a doença a 21 meses, já fiz a retirada do timo, emunoglobolina, plasmaferese, cheguei a tomar 10 comprimidos de mestinon dia hoje estou com 05 e nesse momento estou num hospital fazendo oito meses depois da outra uma nova sessão de plamasferese.

  12. ozania maximiano

    05/11/2009 at 08:29

    olá tenho miastenia graves e gostaria de saber um pouco mais sobre a miastenia graves

  13. moro em sorocaba,dia21/08/2008 fiz cirurgia torax,pois estava muito mal eu caia o tempo todo meu olho estava ficando vesgo e as palpebras caidas,tinha pessoas que riam de mim, mas passei por uma medica de vista e ela me falou que eu tinha miastenia ocular e tinha que fazer cirurgia,eu fiz quse morri entrei em coma por 16 dias mas deus me deu a vida nomente e agora estou bem recuperei, e meu tumor não deu aquele nome feio que não gsto nem de falar,o medico que fez minha cirurgia, ate hoje eu vou no consultorio p velo,ele liga ficou amigo, coitado quase morre de medo de eu morrer mas ele e muito bom deus enviou ele em meu caminho p/ me salvar ele e um anjo que caiu do ceu dr bizon

  14. obrigado pela informação , não escvrevi antes , pois foi muito triste oq ocorrei , minha mae faleceu devido a crise miastenica , teve uma parada cardiaca devido a broncopneumonia, agora só DEus pra me consolar ,muito obrigado e contimue informando as pessoas,

  15. analayflan

    19/11/2009 at 16:41

    Olá meu nome é Analay, RN tenho miastenia descobri a alguns meses atrás de maneira bem complicada… a partir de 2003 a minha voz começou a falhar, tinha dificuldade de engolir e me engasgava com facilidade até com água; gripava muito e não conseguia escarrar, esse ano na semana santa tive uma gripe forte e fui internada com diagnóstico de pneumonia como não conseguia escarrar fui submetida a traquiostomia só assim descobri que tinha miastenia….fiquei internada durante 3 meses me cuidando da pneumonia durante esse tempo tive 2 paradas respiratórias em uma delas fiquei 5 minutos sem respirar o que agravou + o meu estado,como fiquei muito tempo deitada a parada deixou seqüelas,não sei o que foi se o tempo deitada ou a parada sei que não consigo andar ainda + já tive grandes avanços..consigo dobrar os joelhos me sento na cadeira de rodas..(se me colocarem), e em breve se Deus quiser vou andar.Um abraço essa é um pouco da minha história…

    • Dra. Rackel

      22/11/2009 at 08:33

      Olá Analay,
      Obrigado pelo seu comentário!
      Continue se tratando, porque só através da reabilitação nós podemos ganhar muito para nossa melhora!
      Nos informe em breve como está seu estado, se houve mais melhoras!Boa recuperação!
      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  16. Boa tarde!

    A palpebra do meu olho direito cai e volta para o lugar, ja procurei médicos e segundo eles é estresse, será que pode ser miastenia??? Tem horas que meu olho demora para cair, ele não chega a fechar todo, mas sofre uma queda……. o que faço???

  17. Dra.
    Peço sua explicação pra uma dúvida. Sei que a miastenia depende de exames pra se confirmar, porém é possível a pessoa ter os sintomas de não conseguir fechar completamente o olho ? meus olhos não fecham completamente nem pra dormir.
    Hoje fiz uma eletroneuromiografia e o medico não achou nada que constate.
    Tenho muita dificuldade pra engolir. muita mesmo.
    o exame foi feito dos membros superiores. é possível ser miastenia ?

    • Dra. Rackel

      12/12/2009 at 19:28

      Olá Liliany,
      Obrigado pelo seu comentário!
      Aconselho a procurar um outro médico para que possa ter a certeza de que é ou não miastenia.
      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  18. Doutora Rachel, por favor, descobrimos uma pessoa da familia com miastenia gravis. Estamos muito preocupados pelo atraso no inicio do tratamento por parte do medico. Ao que tudo indica o diagnostico esta fechado. A paciente apresentou ptose palpebral apenas. Foi o que levou a busca pela causa deste sintoma. Foi feito o exame do pulmão e não deu nada. Não sei se é este exame de mostra se tem algum problema no Timo. As proteinas dosadas no exame de sange que deveriam estar no normal na faixa de 2, estão em 5. Gostariamos de saber se tem algum medico especialista nessa doença em Ribeirão Preto
    Obrigada.

    • Olá Sônia,
      Obrigado pelo seu comentário!
      Infelizmente não conheço nenhum médico especialista em Ribeirão Preto, vocês podem procurar um neurologista da confiança da família, para que ele acompanhe o caso.
      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

    • Olá,

      O Mais indicado para vocês, seria ir em São Paulo com o Médico Dr. Antônio Alberto Zambon, que atende pela USP São Paulo ou em seu Consultório particular, se desejar, posso passar o Endereço e Telefone. Os medicamentos mais avançados para Miastenia que os Médicos estão receitando são o Mestionon e o Corticoid. Em Botucatu-Sp na Unesp, tambem tem ótimos especialistas.

  19. Nara Feitosa

    26/04/2010 at 20:34

    Oi. Minha filha de 1 ano foi diagnósticada como miastenia. Começou apresentando pitose palpebral no olho direito. Ela já andava muito bem mas depois disso ficou com dificuldade de se locomover de se levantar principalmente. Pela idade dela não aconselharam fazer o exame de eletroneuromiografia.
    Ela está tomando mestinon em uma dose fracionada. A palpebra levantou mas ela ainda sente dificuldade de se levantar.Ela se alimenta muito bem e não apresenta nenhum problema pulmonar. Fui aconselhada a continuar com o mestinon e a observar sua evolução. Existe outra doença q pode ser confundida com miastenia. Já que o exame confirmatório não pode ser realizado? Como devo proceder?

    • Dra. Rackel

      02/05/2010 at 13:09

      Olá Nara,
      Obrigado pelo seu comentário!
      Continue observando a evolução dela,pois alguns sintomas da miastenia podem ser confundidos isoladamente com outras doenças e faça sempre um acompanhamento com um médico de sua confiança.
      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

    • Regiane Fadini

      16/08/2010 at 20:51

      Gostaria de dizer a Nara que o exame de eletroneuro não é confirmatório para esta doença, porque acabei de fazer diveros exames TOMO REMA Análise clínicas e o único que resultou em miastenia foi a dosagem do anticorpo anti receptor de acetilcolina. A eletroneuro é um exame HORRÍVEL de se fazer, poupe o seu bebê.

      Regiane

      • Dra. Rackel

        17/08/2010 at 08:58

        Olá Regiane,
        Obrigado pelo seu comentário!

        Interessante o que diz sobre o exame, não sabia que era um exame ruim de ser feito.
        Obrigado por expor a sua experiência aqui com a gente.

        Atenciosamente,
        Dra. Rackel Monte

  20. Olá,

    Gostaria de saber, se você é especialista em miastenia Gravis, caso sim, como poderia estar entrando em contato?

    Obrigado.

    • Dra. Rackel

      16/05/2010 at 15:24

      Olá Paulo,
      Obrigado pelo seu comentário!
      Não sou especialista em uma doença específica e sim trato de doenças neurológicas.
      Para entrar em contato pode ser através do site no nosso formulário.
      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  21. olá!Dra. Rackel Reply !
    bom!gostaria de saber ,qual o beneficil q a fisioterapia tras a um miastenico ,ja q o mesmo não consegue nem fazer forças e posiçoes etc….
    vc conhece algum especialista em miastenia gravis aki no rio de janeiro e q seje em hospitais publicos?
    como vc trab ?digo no modo financeiro e locomoçao
    !desde ja um forte abraço
    meu imail é jane29htinha@hotmail.com

    • Dra. Rackel

      15/06/2010 at 15:33

      Olá Jane,
      Obrigado pelo seu comentário!

      O benefício da fisioterapia no paciente miastenico leve é que o paciente consegue perceber uma maior resistência física, diminuindo a fadiga.Em relação a parte respiratória a fisioterapia pode ajudar utilizando a ventilação mecânica, auxiliando a musculatura respiratória enfraquecida.
      Infelizmente não conheço nenhum médico especialista em miastenia no Rio de Janeiro.

      Atenciosamente,
      Dra.Rackel Monte

  22. Olá. Boa tarde!
    Há um mês atrás foi diagnosticado que tenho Miastenia Grave na forma ocular. Dentres os exames que eu tenho que fazer está o Eletroneuromiografia do olho. Todos os laborátorios em que eu já liguei, não fazem a ENMG do olho. Fazem de outras regiões mas do olho não. O meu médico o Neurologista Dr. Roque Bazan confirma a região do exame. Gostaria de saber se vocês sabem o lugar que faz esse exame na região do olho. Desde já agradeço. Fernanda

    • Dra. Rackel

      15/06/2010 at 15:42

      Olá Fernanda,
      Obrigado pelo seu comentário!

      Infelizmente não conheço nenhum laboratório que faça a Enmg do olho aqui no Rio de Janeiro. O que você poderia fazer é pedir uma indicação de um laboratório para o seu médico.

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  23. Boa tarde Dra.
    Venhopor meio deste pedir um esclarecimento..tenho uma irmã que ficou internada 45 dias, porque depois d emuito correr de médioc em médico descobriram que ela esdtava com miastenia grave!!mas isso ñ ficou por aí não. Os médico pediram a internação dela falandoque iam opera-la, mais nisso viram que ela tinha calcificação no pulmão e falaram que era maligno e resoveram tirar a calcificação do pulmão, e ela quase morreu, ficou 40 dias na UTI(desenganada). A principio qi uando falaram em miastenia grave, não disseram que essa doença era maligna, disseram que era uma doença que, com uma cirurgia resolveria. Por favor me dê mais alguma informação sobre esse assunto???

    • Dra. Rackel

      27/07/2010 at 19:02

      Olá Graça,
      Obrigado pelo seu comentário!

      A miastenia é uma doença neuromuscular, que causa a fadiga e a fraqueza. A cirurgia que pode ser realizada para a melhora dos sintomas é a retirada do Timo( que se encontra atrás do esterno), pois acredita-se que a doença se inicia no Timo.

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  24. Boa tarde Dra.
    Venho por meio deste pedir um esclarecimento..tenho uma irmã que ficou internada 45 dias, porque depois d emuito correr de médioc em médico descobriram que ela esdtava com miastenia grave!!mas isso ñ ficou por aí não. Os médico pediram a internação dela falandoque iam opera-la, mais nisso viram que ela tinha calcificação no pulmão e falaram que era maligno e resoveram tirar a calcificação do pulmão, e ela quase morreu, ficou 40 dias na UTI(desenganada). A principio qi uando falaram em miastenia grave, não disseram que essa doença era maligna, disseram que era uma doença que, com uma cirurgia resolveria. Por favor me dê mais alguma informação sobre esse assunto???

    [Reply]

  25. drª Rackel boa noite, hoje ao ler o relato destas pessoas que lhe escrevem me senti incluida em cada comentario feito aqui.
    Tenho um diagnostico de miastenia gravis feito por alguns medicos neurologistas inclusive oftomologistas porém os exames que ja fiz ,que não foram poucos e de todos os tipos, não confirmam muito este diagnostigo, tenho estrabismo vertical, palbebra do olho direito caída ,já tive dores de cabeça horriveis, falencias dos membros superiores que não conseguia levantar os braços para me alimentar e muito menos pendiar o cabelo,dificuldade para respirar, tomei mestinom por algum tempo, hoje posso lhe dizer que sofro menos com a falencia muscular dos membros, mas o meu olho esta cada dia mas fechado o que dificulta muito para mim pois tenho que alterar a postura elevando muito a cabeça para nivelar um olho com o outro o que gera outros problemas como dor na coluna. Enfim gostaria de saber se hoje tem algo mais esclarecedor referente a esta doença pois tem mais ou menos uns 10 anos que não vou ao medico para tratar desta molestia, e eu tenho muito desejo resolver o problema do meu olho.já me falaram que botox poderia resolver.Hoje tenho 56 anos e vivo em Goiania o primeiro diagnostico apareceu com o estrabismo sem mais nem menos quando eu tinha 25 anos e vivia em brasilia. Por favor me de alguma orientação no sentido de resolver este problema que me aflinje tantos anos. desde ja agradeço.valdenice

    • Dra. Rackel

      24/08/2010 at 12:32

      Olá Valdenice,
      Obrigado pelo seu comentário!

      As pesquisas de miastenia não evoluiram muito, a única coisa que se sabe é que é uma doença neuromuscular auto-imune, que tem relação ao Timo por isso alguns anos atrás usava-se muito a cirurgia de retira do timo, porém hoje em dia o tratamento mais usado é o medicamentoso, mas que melhoram os sintomas por algumas horas , portanto tendo que ser realizado diversas vezes ao dia para poder passar o dia relativamente tranquilo. Não sei se você já fez uso de outras medicações além do mestinon, por isso aconselho que procure um médico que entenda bem da doença para que ele possa lhe avaliar.
      Se lhe interessar entre nesse blog que é escrito por uma moça com miastenia :http://diariodeumamiastenica.blogspot.com/

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte.

  26. Dina Andrade

    02/09/2010 at 18:42

    Boa noite!
    Descobri a miastenia há 6 anos,estou em tratamento com azatioprina, mestinon e nas crises himunoglobulina,e sinto muita fadiga e fortes dores musculares gostaria de saber isto é compativel com miastenia?

  27. lélio lopes

    06/09/2010 at 11:16

    Olá gente, bom dia.
    Meu sogro tem miastenia gravis, gostaria de ajuda e preciso de um médico para tratá-lo, vcs poderiam me indicar com urgência? Pode ser em qualquer lugar do país. A situação é preocupante e estamos bastante apreensivos.
    Muito obrigado.

    Lélio Lopes.

    • Olá Lélio!
      Obrigado pelo seu comentário!

      O ideal seria procurar um médico neurologista na cidade aonde mora, para que o mesmo indique um especialista em miastenia.

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  28. João Sérgio PG Motta

    13/09/2010 at 18:47

    Meu Nome é João, descobri miastenia em março de 2008 e só fui conhecer ealmente o que é miastenia em nov de 2009, que após 5 dose de anestésicos local, a m.g. descompensou e fiquei 40 dias internado, dos quais 25 de uti. o que mais me incomoda hj são os efeitos colaterais e acertos das dose, da prednisona e da pirydostigmina os mais graves são; pa elevadissima e gilcemia tambem elevada, da MG trato com neuros do HC, e os efeitos colaterais, os endocrinos e cardiologistas saberão receitar? pois varis medicamentos não devem ser utilizados… Propanolol não pode e atenolol?? Muitissimo abrigado

    • Olá João Sérgio,
      Obrigado pelo seu comentário!

      Para que os remédios receitados à você não interfiram no seu tratamento da miastenia, aconselho que explique ao médico cardiologista que você é portador da doença, para assim ele indicar o melhor remédio.

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte.

  29. Ademir Dasilva

    25/09/2010 at 20:05

    Ja fazem mais de 20 anos que tive o diagnostico de miastenia gravis no inicio foi muito dificil o diagnostico pois os oftalmologistas não conseguiam diagnosticar a doença, foi um neurologista que diagnosticou, tomei durante 2 anos o mestinom mas como não estava dando resultado então parei e não tomo mais nenhum meducamento,
    A 5 anos atras consultei um neurologista mas ele comentou que a retirada do timo nem sempre funciona.
    hoje trabalho com computação grafica e e sofro muito cansaço dos olhos e braços.
    Gostaria de saber se devo voltar ao tratamento, e se existente np Paraná algum centro especializado para esse tratamento

    • Olá Ademir,
      Obrigado pelo seu comentário!

      Aconselho que procure o neurologista e volte ao tratamento, para que esses sintomas possam diminuir, e você ter uma vida ativa melhor.
      Não sei ao certo se no Paraná existem centros especiliazados, porém você pode conversar com o seu neurologista e pode indicar um local de referência.

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  30. maria oliveira

    21/10/2010 at 17:48

    Tenho miestenia desde abril 2o1o ,foi retirado timo sem invasao capusula TUMOR,sinto agora demencia musculos ,novamente levo hemonoglubina humana 3 em 3 semanas sinto nova,queria melhorar bastante.

  31. Solange Rodrigues

    21/11/2010 at 10:21

    oi dr Raquel meu nome é Solange,hà um ano comecei ter algum problema na fala e na mastigaçâo depois comecei ter uma perda de equilIbrio no pescoço fiz ressonância efoi constatado kiari fiz cirurgia hà 2meses mas depois da cirurgia comecei ter dificuldade na deglutiçâo fiz eletroneuromiografia e econstatou miastenia gravis estou tomando mestinon mas mesmo assim tive pouca melhora sò consigo comer comida batida atè as seis horas etenho dificuldade para beber àgua por favor me ajude o que devo fazer tenho medo de nâo conseguir me alimentar estou tomando meio comprimido 4 vezes ao dia e sinto que està diminuindo o efeito. onde a doutora atende estou tendo dores nas articulaçôes das mâos pode ser outro problema?ainda posso ficar boa ? me alimentar normal?

  32. Solange Rodrigues

    21/11/2010 at 10:26

    doutora sou a Solange de novo quando tiver alguma infecçâo nâo vai alterar o problema se eu tomar antibiótico? e quando tiver alguma dor que remédio posso tomar?

  33. Solange Rodrigues

    23/11/2010 at 09:59

    Olá Dra. Raquel, há 1 ano comecei a ter problemas na fala e na mastigação, depois começou um desiquilibrio no pescoço, fiz ressonancia e constatou que estava com kiari, fiz cirurgia há 2 meses e depois da cirurgia piorou, agora nao consigo engolir e sinto muita fraqueza, procurei um médico e fiz eletroneuromiografia e constatou que estava com miastenia.
    Gostaria muito que a doutora me esclaressece se vou voltar ao normal, estou tomando mestinon 1/2 comp. 4 vezes ao dia mas nao está tendo muito resultado, meu coração está desparando e nao estou consiguindo me alimentar direito nem beber aguá, estou com medo de piorar.
    A injeção que eu li no site é melhor? Quando eu tiver dor ou infecção posso tomar qualquer remedio?
    Doutora gostaria de saber onde a senhora atende, e o seu telefone.
    Moro em cambuí mg, proximo a Pouso Alegre e gostaria de saber se tem algum medico especialista nesse caso, desde já agradeço muito! Solange.

    • Olá Solange,
      Obrigado pelo seu comentário!

      Os medicamentos que são indicados para a miastenia, visam minimizar as crises, pois ainda não há cura para esta doença.
      Aconselho que procure uma fonoaudióloga para lhe orientar com exercícios de deglutição, para que as dificuldades com os alimentos diminuam.Infelizmente não conheço nenhum especialista na cidade e que você mora.
      Eu só atendo no Rio de Janeiro, mas sempre que quiser tirar alguma dúvida pode voltar, que responderei novamente!

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  34. Queria saber se pacientes com Miastenia Gravis pode fazer pilates?
    obg

    • Olá Germana,
      Obrigado pelo seu comentário!

      A pessoa com miastenia gravis apresenta uma certa restrição, quando o assunto é exercícios físicos de grande esforço, portanto deve-se ser avaliada pelo o neurologista para saber se está autorizado ou não a fazer o pilates.

      Atenciosamente,
      Dra.Rackel Monte

  35. Dra Rackel tenho miastenia grave ocular grave,gostaria de saber se tem algum remedio que possa melhorar o meu estado de saude.

    • gostaria apenas de uma orientação

    • Olá Raymundo,
      Obrigado pelo seu comentário!

      Existem medicamentos que podem melhorar a força muscular, inibindo a produção de anticorpos anormais.Procure o seu médico e converse com ele e exponha a sua vontade de tomar um remédio que melhore o seu estado.

      Atenciosamente,
      Dra.Rackel Monte

  36. Boa tarde tenho miastenia,quero saber se posso fazer algum exercicio fisico..

    • Olá Sula,
      Obrigado pelo seu comentário!

      Existem exercícios sim que a senhora possa fazer, mas o ideal é que faça com a orientação de um fisioterapeuta. Procure na sua cidade um fisioterapeuta ou um centro de fisioterapia especializado.

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  37. Mercy Alves

    07/03/2011 at 21:32

    Olá, meu nome é Mercy e sou portadora de MG, sinto muita dificuldade em achar um médico especialista no assunto. Encontro sempre médicos que não tem conhecimento profundo desta doença. Hoje, após tantos anos convivendo com a MG sinto que ela está afetando de forma muito brusca a minha memória e isto está me deixando desesperada porque do nada, esqueço das coisas e me sinto numa total impotência. Por este motivo, gostaria de saber se tem algum médico especialista no caso e se tem algum medicamento que melhore esta memória. O pior, estou dentro de um mestrado, pense num drama!

    • Olá Mercy,
      Obrigado pelo seu comentário!

      Infelizmente não conheço nenhum médico especialista em Miastenia Gravis e também não posso lhe indicar nenhum medicamento. Porém posso lhe inidcar alguns exercícios que pode fazer para melhorar a sua memória, como jogar jogo da memória, decorar sequências de nomes de objetos, relacionar nomes a pessoas e a objetos e ler sobre um assunto e logo em seguida debater sobre o que leu com outra pessoa, tentando passar para o outro uma idéia geral do assunto lido.
      Espero que lhe ajude!

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  38. Olá,

    Sou Portador da Miastenia há 2 anos, fiz há 8 meses a cirurgia de retirada do timo, qual o tempo aproximado, para começar a dar resultados a cirurgia? Tenho 20 anos, e hj uso apenas o mestinon, mais as vezes sinto meu olho e as pernas fracas, nada de grave, mais é uma coisa que incomoda. Pelo que conversei com meu médico, ele me disse que casos como o meu, tem 80% de termos a remoção completa da doença, pela idade e pela rápida retirada do timo, que foi feito em pouco tempo depois da descoberta da doença. Aguardo sua resposta!

    • Olá Roberto,
      Obrigado pelo seu comentário!

      Não existe um tempo certo para que a cirurgia comece a dar resultados, pois cada organismo se recupera de uma forma e cada um em seu tempo.
      Como você removeu o timo rapidamente as suas chances de melhora são muito grandes!!

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  39. Dra. desde julho/2010 me trato de disfunção na tireóide(Hipertireoidismo) com endocrinologista, o mesmo ja suspendeu o medicamento(propilracil) junh/2011. Por conta da ansiedade ou suspeita de sindrome o panico, um Pneumologista prescreveu RIVOTRIL 0,5 MG, METADE PELA MANHA E METADE A NOITE. Sinto fraqueza muscular, a ponto de sofrer desde junh/2010 12 quedas (qualquer topada não sustento em pé). Estou acompanhada por uma NEURO, que solicitou exames: CPK,CKMB,TGO,TGP,CALCIO, FOSF.,MAFG., FAN,ANTICORPO ANTI RECEPTOR DE ACETILCOLINA – SODIO,POTASSIO,LACTATO E ELETRONEUROMIOGRAFIA (membros sup e inferiores)- investigaçao de miastenia.

    Dúvidas: Estou aguardando o resultado dos exames. Pode ter sido resultado da disfunção da tireóide?
    caminhava normal. Agora n~~ao mais, sempre trava minhas pernas, a ponto de ficar parada sem ir para frente ou para tras. pRINCIPALMENTE EM SITUAÇÕES DE RISCO OU MEDO. Ao atravessar a rua. quando caminho, sempre olhando para o chão, com medo de tropessar e cair.

    Por favor , aguardo parecer, opiniao sobre tudo isso.

    Tenho 44 anos.

    Clea. Obrigada.

    • Olá Clea,
      Obrigado pelo seu comentário!

      As disfunções da tireoide podem estar relacionadas ao aparecimento da miastenia, principalmente o hipertiroidismo.
      Não tenha medo de caminhar , esse as vezes, é o fator mais incapacitante, fazendo com que nós tenhamos receio de realizar funções básicas do nosso dia a dia.
      Espere o resultado do exame para que você possa se tratar adequadamente.

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  40. Srs. eu gostaria de saber se esta unidade trata desta sindrome:mistenia, motivo:eu tenho uma filha de 1 ano e 9 meses que tem esta sindrome e que atingiu o musculo da deglutição e com isso a mesma faz pneumonia de repetição causando várias internações,e é alimentada pela gtt.aguardo resposta ou uma indicação desta unidade,pois os neurologistas do hospital em que ela se interna sempre ainda não encontraram solução para esta sindrome e estamos em casa com ela com sistema de home care sem saber o fazer para sua melhora, eu moro no rio de janeiro,

  41. Marcela Prendergast

    10/08/2011 at 22:05

    Boa noite…minha irmã descobriu a doença faz 1 mês e já está usando Mestinon…onde passou muito mal no inicio do tratamento devido aos efeitos colaterais.

    Moro em Porto Alegre,mas sou argentina e minha irmã fez toda a descoberta da doença em Buenos Aires onde tenho tios médicos..e agora que ela está para vir para casa..me pediu que encontrasse o mestinon at(uso prolongado)e não encontramos.

    existe a possibilidade de manipularmos este medicamento?

    Fico no aguardo..

    • Olá Marcela,
      Obrigado pelo seu comentário!

      Não sei se há possibilidade desse medicamento ser manipulado. Entre em contato com uma farmácia de manipulação e informe a composição do remédio.

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

    • marcela tenho miastenia a 15 anos ,moroem santa catarina;não é possivel manipular o mestinon aqui acho nas farmacias mas as vzs esta em falta.

  42. luciana augusta

    17/08/2011 at 16:16

    sou portadora de miastenia gravis posso tomar prednisona junto com o mestinon vou fazer avaliação para retirada do timo pois minha tomo deu alteração gostaria de saber a respeito da retirada do timo ???? desde já agradeço estou desesperada pensando em ter um canser.

    • Olá Luciana,
      Obrigado pelo seu comentário!

      Para que a cirurgia de retirada do timo tenha um melhor resultado, o ideal seria faze-lá antes de se completar dois anos da descoberta da doença, pois assim as chances de cura ou melhora significativa são maiores. Vamos lembrar que os resultados após a retirada levam em média dois anos para aparecerem totalmente.
      É uma cirurgia rápida, com previsão de alta hospitalar em uma semana no máximo.

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  43. Bom dia…
    Estou com 22 anos,e tendo Miastenia Graves que foi descomberta quanto dia 15 anos dez de então venho lutando contra ela. Ja fiz a cirurgia de retirado do timo mais quelo que o meu medico falao não deu muito certo ainta estou tomando 20 mg de prednisona,60de mestinon de 6 em 6hrs e azatioprina 100mg em um dia e 150mg em outro.e gora mais do que numca estou enorme.
    Gostaria de saber se posso fazer a Drenagem Linfática e quanto ela pode me ajudar..
    Des de ja muito Obrigada.

    • Olá Pollyana,
      Obrigado pelo seu comentário!

      A drenagem não está contra indicada para quem tem miastenia, porém para saber se você pode fazer tem que ser feita uma avaliação detalhada. A drenagem pode te ajudar sim, pois ela acelera o funcionamento do sistema linfático.

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  44. Maria José R

    06/10/2011 at 16:45

    Olá sou a Maria José e tenho M.G há mais de um ano. já fiz 2 tomografia comp e meu médico acha que não é preciso fazer cirurgia. gostaria de saber se toda pessoa que tem M.G faz a cirurgia, estou sofrendo muito já fiquei internada com muitas crises e tomo mestinon 60mg de 6 em 6 horas ,prednisona 20mg por dia e azatioprina150mg por dia e outros.

    • Olá Maria José,
      Obrigado pelo seu comentário!

      Nem todas as pessoas fazem a cirurgia de retirada do timo. A decisão pela cirurgia ou não é do paciente e do médico que tem toda a clínica para avaliar se há necessidade ou não.

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  45. Bom Dia!
    Minha Sogra a trez meses atras começou com uma dor nas costas na região do curanchinho, e foi subindo para a nuca e continuou se alastrando e radiando pelo corpo inteiro nenhum medico arriscou um palpiate ela dava entrada no hospital depois de 5 dias davam alta para ela com muita dor o tempo inteiro até que um dia perdeu o movimento das pernas teve uma aparente paralezia nos musculos da face,Ela é portadora de marca passo e por isto não fazem a ressonancia somente agora fizeram o eltroneuromiografia e desconfiaram da MG ocorre que a dor que ela sente é sem parar e insuportavel,a pergunta que não se cala é a MG dá estas dores ou é ouatro mal?O desespero da Paciente e da familia é gigante o que se pode fazer?

    Grato

    Grato

    • Olá Luciano,
      Obrigado pelo seu comentário!

      Não é comum a miastenia causar dores. Procure um médico especializado em miastenia, para que o mesmo possa dar o real diagnóstico.

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  46. Bom dia, tudo bem? gostaria de pudesse esclarecer uma duvida, sou miastemica desde 2003, tenho 40 anos , e estou muito fraca no sorriso na mastigação, fui ao medico me trato Gafrre Guille na tijuca rio de janeiro, o medico passou o predinisona com mestinon, ela nao me explicou como tomar, gostaria muito que me ajudasse, pois estou tomando 1 comprimido de predinisona de 2o mg e mestinon juntos pela manha, mais me deu uma reação isquisita e mestinon de 4 horas em 4horas .. E certo esse procedimento ou errado? me ajuda

    • Olá Tania,
      Obrigado pelo seu comentário!

      Não sei qual a dosagem apropriada para o seu problema. Aconselho que converse com a sua médica sobre a dosagem correta.

      Atenciosamente,
      Dra.Rackel Monte

  47. ROSEMEIRE DE MORAES

    13/12/2011 at 07:52

    Bom dia Dra.
    Sou miastenica a um ano e faz 4 meses que fiz a retirada do timo,tomo 3 comprimidos de mestinon por dia, mais nos ultimos dias tenho sentido muita fadiga e muita dor nos braços e pernas. Estas dores pode estar relacionada a miastenia?

  48. danielly francisco

    27/12/2011 at 13:57

    ola doutora!
    me chamo daniely, tenho 23 anos tenho ptose palpebrar a quatro anos mas fui diagnosticada com miasteniase a quatro meses, em meus exames de aceticolina e na tomografia nao derao alterados, mas na eletromiografia apresentou paralisia muscular no rosto e nos braços.Tenho o sonho de ser mae eu posso engravidar sem riscos e meu bebe pode nascer com essa doença.Espero ansiosa sua resposta tomara que possa me ajudar a tornar esse sonho em realidade. obrigada

    • Olá Danielly,
      Obrigado pelo seu comentário!

      Há uma possibilidade da miastenia ser hereditária, porém não há estudos que comprovem a hereditariedade. Alguém na sua família desenvolveu a doença?

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

      • danielly francisco

        27/01/2012 at 21:24

        ola dra obrigada pela resposta!
        e quanto a aua pergunta nao ha ninguem com miasteniase na minha familia e enquanto aos risco para a minha gravidez ja converssei com o meu neurologista e com o obstreta eles me alertaram dos riscos porem ainda nao tenho segurança do que realmente pode acontecer.Desde ja agradeço pelo espaço,

  49. Raquel meu nome é claudia. Descobri que tenho essa doença à 2 meses me trato com um neurologista ótimo em sp,se interesar passo seu telefone.Um hospital que é referencia nessa doença é o Hospital São Paulo. Com tratamento adequado a pessoa tem uma vida praticamente normail. boa sorte.

  50. oiii najara…__meu nome é mariana moro em santa catarina sou uma portadora da MG e gostaria de saber onde posso encontrar esse vidio?__pois já procurei nas locadoras mais nao encontrei .Mais já dei uma olhada na internet e vi o treiller muito massa.

  51. Olá Claudia,
    Obrigado pela sua dica, pois assim outras pessoas de São Paulo, podem procurar tratamento no hospital que você indicou!!
    Volte sempre!
    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  52. Ola Dr. Rackel
    Mim chamo raphaella e tenho miastenia sinto muita fraquesa nas pernas e no braço,tenho dificuldade de engolir e de mastigar,gostaria muito de saber se essa doença tem cura?

  53. Olá Raphaella,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Infelizmente a miastenia ainda não tem cura, mas não perca a esperança, porque a cada dia se estuda mais, para se chegar a cura de algumas doenças. Não deixe de se tratar!

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

Leave a Reply

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×