Fisioterapia Domiciliar

Rio de Janeiro

HIV e Neurotoxoplasmose

0 Flares 0 Flares ×

A neurotoxoplasmose é uma infecção, que se não diagnosticada e tratada da forma correta pode ser grave e fatal,que acomete indivíduos com imunidade baixa.

Indivíduos soropositivos, que estejam com a taxa de CD4 baixa, tem uma grande propabilidade de desenvolver esse tipo de toxoplasmose, por ela ser considerada uma doença oportunista.

Ela causa no indivíduo soropositivo, febre, confusão, cefaléia,vômitos, perda de força, convulsão,perda da sensibilidade, evoluindo de maneira rápida podendo levar a pessoa ao coma.

A incidência da neurotoxoplasmose está reduzindo pelo uso, como profilaxia, de alguns medicamentos como sulfametoxazol, que é utilizada para tratar doenças causadas por fungos.

A neurotoxoplasmose pode deixar sequelas motoras, visuais, que devem ser tratadas para que se tenha uma melhor qualidade de vida, assim como deve- se sempre tomar os medicamentos do HIV e neurotoxoplasmose porque uma vez que a pessoa pare com um desses medicamentos ela pode ter uma recaída da doença.

Por:Dra. Rackel Monte

67 Comments

  1. tenho u8m irmao que esta com neurotoxoplasmose, seu estado esta nos assustando a todos nos da familia, ainda e portador do soropositivo , ele esta tomando todos os remedios do HIV e da toxoplasmose, gostei muito destas materia, gostaria de saber se esta doença tem condições de cura e se deixa alguma sequela.

  2. Dra. Rackel

    01/07/2010 at 16:50

    Olá Claudemir!
    A neurotoxoplasmose pode sim deixar sequelas se o tratamento não for feito ou se não for feito de maneira adequada.
    Aconselhe o seu irmão a tomar de maneira correta os remédios antivirais e os de profilaxia da neurotoxoplasmose, pois se o organismo dele não estiver protegido ele pode ter novamente a doença.
    Atenciosamente,
    Dra.Rackel Monte

  3. Boa tarde, meu marido tem neurotoxoplasmose, porém o único remédio que ele toma é o gadernal.
    Seria necessário ele tomar sulfa, para que os sintomas não voltem?

  4. Olá Cintia,
    Obrigado pelo seu comentário!

    A inclusão da sulfa no tratamento é feita de acordo com o médico, porém a sulfa previne uma recaida da neurotoxoplasmose.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte.

  5. Olá!
    Meu nome é André, em Março deste fiquei muito doente, meu rosto começou a formigar e achei que estava tendo um AVC. Fui pro médico e depois de exames e uma tomografia fui diagnosticado com neurotoxoplasmose, a médica me disse que essa doença atinge pessoas com a imunidade muito baixa então descobri que sou portador do HIV. Desde então, estou em tratamento com os antiretrovirais, sulfa, pirimetramina e ácido folínico, sofri muito com os efeitos colaterais dos remédios, emagreci 30 kg, e perdi parte dos movimentos do meu lado esquerdo. Agora, estou com um excesso de saliva horrível, não consigo engolir e quando tento fico enjoado e vomito. Gostaria de saber se posso fazer algo para diminuir essa saliva. Muito obrigado!!

  6. Também gostaria de saber se os meus movimentos irão voltar, estou fazendo fisioterapia.

    Gostaria de esclarecer para as pessoas que irão ler esses comentários e que estão em uma situação parecida o tratamento com os retrovirais é difícil mas temos que ter força, hoje estou comendo melhor, estou mais disposto, e em breve vou voltar a trabalhar e tudo vai voltar ao normal.
    Muito obrigado !!

  7. Dra. Rackel

    04/08/2010 at 11:09

    Olá André!
    Obrigado pelo seu comentário!

    Aconselho que procure um fonoaudiólogo para que possa esclarecer as suas dúvidas com relação a salivação.
    O tratamento com os antiretrovirais é realmente difícil, mas o resultado para a saúde é ótimo, sem contar que a pessoa tem muito mais disposição. A fisioterapia vai te ajudar muito na reaquisição dos movimentos, é um tratamento que em alguns casos, é um pouco lento, mas que no final o resultado é incrível.
    Continue se tratando!

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  8. Tenho uma sobrinha q está com neurotoxoplasmose,e ela é soropositivo, ficou enternada 32 dias, mas estava conciente e recebeu alta, estava tomando a medicaçao regularmente mas só ficou em casa uma semana, teve uma recaída voltou ao hospital, ficou em coma na uti por 20 dias depois foi p o quarto mas não tem os movimentos não fala, os medicos deram alta mas tudo é feito através de sonda nasog. e está usando sonda p o despreso da urina tbém, está tendo infecções de urina frequentes, esta tomando a medicação p trat. HIV e ácido folínico, pimitramina,sulfa mas as vezes parece q não tem resultado, ela fica muito agitada fica chorosa não dorme.
    Gostaria de saber diante dessa discrição se vai haver uma melhora se pode voltar a falar ater movimentos ou se o estágio q o caso dela chegou, não tem uma resposta positiva, está em casa há tres meses.por favor pode me dar so uma posiçaõ, pois ela virou um bebe denovo só q grande.Obriga.

  9. Olá Silvia,
    Obrigado pelo seu comentário!

    O caso pode haver sim uma melhora desde que ela seja assistida por um fisioterapeuta e por um fonoaudiólogo, para que ela possa ter avanços tanta na parte motora quanto na deglutição e na fala. Ela terá de aprender novamente os movimentos corretos, e terá de ser estimulada pela própria família quando não estiver com os profissionais por perto.
    O fato dela por vezes ficar chorosa e agitada deveria ser relatado ao neurologista, para que ele possa avaliar a melhor maneira de tratá-la.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  10. meu marido teve febre de 38 graus e dor de cabeça durante 7 dias,omedico mandou que fizesse um exame de sangue,e a imunidade dele estava baixissima então ele mandou fazer um exame de hiv,eu me desesperei temos apenas 1 ano de casamento,resolvemos nao fazer e comprei muitas vitaminas ele melhorou hoje ta otimo e eu tnbem vç acha que pode ser hiv ou esta doença neuro… me ajude

  11. Olá Daiani,
    Obrigado pelo seu comentário!

    O médico provavelmente pediu o exame de HIV, por causa da baixa imunidade, mas a baixa de imunidade não significa que ele está com a doença. Com o exame em mãos, o médico poderá descartar essa doença e procurar a verdadeira causa da imunidade baixa e assim o melhor tratamento para o seu marido.
    Não tenha medo de fazer o exame.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  12. Eu trabalho em uma unidade fechada e tem um paciente com neurotoxoplasmose gostaria de saber se corro algum risco de contagio?

  13. Olá Dinize,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Você não corre nenhum risco de se contagiar com a neurotoxoplasmose, porque essa doença é oportunista do HIV, sendo assim somente os portadores do vírus estão predisposto a pegar caso estejam com a imunidade baixa.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  14. primeiramente gostaria de parabeniza-la pelo belo trabalho de esclarecimento aos pacientes!!! bem hj meu medico solicitou uma tomografia do cranio pois estou com suspeita de neurotoxiplasmose gostaria de saber se somente pessoas infectadas com hiv contraem essa doenca ou qualquer pessoa que esteja com a imunidade baixa pode contrai-la ? e tbm queria saber como essa doença é trasmitida, pois crio um cão, ela é transmitida somente atraves de animais domesticos ou pode ser transmitida tbm de outra forma?
    desde já agradeço Deus te abençoe!!!

  15. MEU ESPOSO TEM HIV E NEUROTOXOPLASMOSE, PERDEU OS MOVIMENTOS DO LADO DIREITO E A FALA. PRECISA DE FISIOTERAPIA E FONOAUDIOLOGA. POREM TRABALHO E NAO TENHO COMO LEVA-LO ATÉ UMA CLINICA PARA ESSES TRATAMENTOS. GOSTARIA DE SABER SE , POR LEI, ELE TEM DIREITO A UM HOME-CAR, JÁ QUE POSSUO PLANO DE SAUDE?

  16. Olá Damara,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Para saber se ele tem direito pelo plano de saúde, você deve procurar o plano, porque nem todos tem direito ao atendimento domiciliar, ou home care.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  17. Olá Daniel,
    Obrigado pelo seu comentário!

    A neurotoxoplasmose é a forma cerebral da toxoplasmose que pode ser transmitida por fezes contaminadas de animais como o gato e da ingestão de carne mal cozida contaminada. É uma doença comum em pessoas com baixa imunidade, e por isso está associada ao HIV, já que este provoca a queda da imunidade se não tratado corretamente, sendo assim pode se manifestar também em pessoas que não tem o HIV.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  18. Davi

    29/10/2010 at 12:00

    Olá boa tarde, na minha familia recentemente temos um soropositivo e devido a imudidade dele estar baixa, se deu um parecer de neurotoxosplamose, paralizou o lado esquerdo dele, e esta nos preocupando muito, devido estar debilitado, e as vezes sentimos melhora mas, de repente começa a piorar, tipo qual seria a media de vida em uma pessoa com estas consequencias, teriamos como ajuda-lo e de que forma, pocha as vezes penso que um minuto de bobeira pode colocar tudo a perder em nossas vidas, pessal sejam sensato previnamse, nao vacilem, pode ser tarde de mais depois de um fato ocorrido, pelo muito a Deus, rezo muito, para poder dar-nos força para enferntar esta barra que esta sendo muito dificil, pois e Dra. Rackel Monte , se vc tiver alguma coisa que possamos fazer ajuda-lo, muito grato e fik com Deus.

  19. doutora rackel voce pode me passar seu email para eu conversar com voce?
    este é meu email
    gordekstil@hotmail.com

    apenas me mande o seu pelo meu email

    obrigado e espero resposta

  20. Mari de Lima

    27/12/2010 at 19:51

    Dra. Rackel
    Me oriente, não estou aguentando mais. Meu irmão é soro + e esta com neurotoxoplasmose, toma os medicamentos nas horas certas e alimentação também, não vejo melhora no quadro dele, me parece que está piorando. O que eu faço? ele não tem vomito nem febre, afinal de contas parece não sentir nada. Os remedio que esta tomando são estes: Sulfadiazina 500mg, Pirimetamina 25mg, Hidantal 100mg, Acido folinico15mg, Biovir, Efavirez. Me ajude, por favor. Preciso de orientação.

  21. Olá Mari,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Qual é o quadro que ele está apresentando?
    Os medicamentos que ele está fazendo uso são os medicamentos que em geral são preescritos para a neurotoxoplasmose e o HIV.
    Se você percebe uma piora do quadro , procure o médico dele e peça para que ele avalie o seu irmão mais uma vez.

    Atenciosamente,
    Dra.Rackel Monte

  22. Mari de Lima

    27/12/2010 at 20:44

    o fato doutora é que de início ele ficou com o lado esquerdo comprometido, e agora me pareçe que ele tá com o lado direito se comprometendo também, quando falo pareçe que ele entende muito depois, não consegue engolir os comprimidos(com muita dificuldade), não sabe nem sente que fez necessidades fisiologica, as vezes tá enssopado de suor e diz que não sente calor, agora mesmo disse que não queria mais comer(por não conseguir levar o talher pra boca) e tive que dá e de resto não vejo nenhum progresso, tem horas que se eu soltá-lo ele cai feito uma pedra, por favor doutora me oriente e me diga pelo quadro que tô relatando será que tem cura ou a tendência é só piorar, afinal, ele tem a doença a mais de 10 anos e nunca se tratou a não ser consumir alcool e drogas ilícitas??!!!

  23. Procure o médico dele e relate todo o quadro, porque na neurotoxoplasmose se a dose dos remédios não estiver adequada pode-se ter uma reincindiva, ou seja, o paciente pode ter uma recaída.
    Ele faz fisioterapia? Se não fizer, aconselho que procure um centro de tratamento para que o quadro motor possa ter uma recuperação boa.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  24. Mari de Lima

    27/12/2010 at 22:43

    Obrigada Dra.
    Amanhã , mesmo estarei indo no HOC. Ele não faz fisioterapia, tento fazer movimentos em casa com MMSS e MMII do meu jeito.
    Um grande abraço e feliz 2011

  25. Olá Mari,

    Procure um centro de reabilitação na cidade que mora, ou fisioterapia domiciliar, para que ele tenha uma melhor qualidade de vida!

    Feliz 2011 para você também!

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  26. ola tudo bem eu preciso de ajuda meu nome e pedro tenho hiv e neurotcsopalsmose eu fiquei internado 3 mess e perdi os moimentos da marcha ou seja eu ando com muiya dificuldadde do lado direito.. e tb perdi a fala e preciso de ajudasobre oque fazer para recuperar os movimentos e voltar a faalar eu peço que alguem que tenha alguma soluçao ligar para …………… ligar apartidas 18hse falar com minha mae neta

  27. Olá Pedro,
    Obrigado pelo seu comentário!!

    Aconselho que procure um fisioterapeuta ou um centro de fisioterapia, pois só com o exercício você poderá recuperar os movimentos de maneira certa e organizada. Procure também um fonoaudiólogo para que o mesmo possa lhe orientar em exercícios para a fala.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  28. ola tudo bem, meu irmão e sua esposa é soro positivo e a dois anos atras ele adquiriu neurotaxoplasmose, ele perdeu parte da memoria onde registra fatos recentes, só consegue lembrar coisas que aconteceram a muito tempo, ele esta sempre repetindo as mesmas pergundas e fazendo os mesmos comentario, ja que não se lembra do que acabou de acontecer, hoje ele repete menos as mesmas perguntas. o fato é que a neurotaxoplasmose não existe mais e o problema da memoria é sequelas, será que existe algum meio de voltar totalmente a memoria dele, gostaria muito que me ajudassem a encontrar uma resposta.

  29. eva lucia mendes de souza

    24/08/2011 at 15:08

    tenho uma irma que ta internada com sida+neurotoxplasmose+br pumonar ta sem falar perdeu os movimentos se alimenta por soda e urina tambem por sonda ja ta recebendo os medicamentos mas o medico diz que ela não melhora e nem piora tambem gostaria de sober qual a chance dela pois to muito sem esperança vejo ela ali todos os dias parece que ta vegetando to eu e mnha mae muinto dicisperada

  30. Olá Eva Lucia,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Tenha calma, pois a recuperação pode ser lenta. A cada dia pode ter certeza é um combate da sua irmã tanto ao vírus, quanto a sequela e com certeza uma vitória!

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  31. Olá Selma,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Existem exercícios que podem ser feitos para que a memória dele melhore, porém pode ser que não volte ser a como era antes.
    Vocês podem usar jogos, pedir para ele ler uma notícia e depois transmitir a mesma para uma pessoa, para que assim seja estimulada a região do cérebro afetada.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  32. kissia souza

    09/09/2011 at 11:47

    ola boa tarde eu queria saber oq faço quando der a crise da neutoxoplosmose no meu irmão pq ficamos desesperadas sem saber oq fazer por exemplo hoje esta ja deu tres vez

  33. Olá Kissia,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Que tipo de crise exatamente o seu irmão apresenta? São crises convulsivas?

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  34. existe neuro sem ser soro positivo…

  35. Olá Claudia,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Sim existe neurotoxoplasmose sem a pessoa ser soro positivo, porém as pessoas mais acometidas são aquelas com baixa imunidade.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  36. tenho um amigo que tem neurotoxoplasmose mas insiste em dizer que não é soropositivo. ele usa sulfadiazina pirimetamina e ácido folínico, faz tratamento em um hospital e não toma nenhum retroviral.a neurotoxoplasmose sempre retorna e ele faz tratamento há um ano e a aparência dele não melhorou.mediante este quadro a senhora apostaria que ele não é soropositivo? e se ele for porque não está fazendo uso de retroviral?

  37. Olá Ronaldo,
    Obrigado pelo seu comentário!

    A neurotoxoplasmose não acomete só quem tem HIV, ela só mais comum nesses pacientes. Por isso não posso afirmar que ele tem ou não a doença, se ele tivesse o vírus provavelmente estaria fazendo tratamento com os retrovirais.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  38. ola ! Dra Rackel minha mae é soro positivo , e teve que fazer uma cirurgia da retirada de um tumor benigno de mais ou menos 4 cm , nisso ela ja tinha o HIV , logo apois a cirurgia ainda no hospital ela apresentava uma leve dificuldade na fala , uma conversaçao mais lenta , mais ate entao tudo bem pq eu achava que poderia ser pela cirurgia recente , mais depois calsou problemas de memoria e lentidao na cordenaçao motora . mais hoje em dia ela se encontra bm melhor , mais fiquei mais esclarecido a respeito da doença . . eu gostaria de saber se a alguma maneira de ajuda- la a melhorar mais a memorizaçao dela eu tbm tenhos alguns problemas deixo meu email e peço q entre em contato p q assim eu possa ficar mais esclarecidoo

  39. Sou Soro + a 6 anos, e tenho o lado direito paralisado por causa da neuroxtoplasmose.
    Faço fisioterapia e tomo remédio regularmente.
    Sinto uma melhora MUITO lenta a cada dia. Ninguém percebe que sou soro positivo.
    O que me deixa confiante e otimista mesmo é minha FÉ EM DEUS.
    Continuo fazendo a minha parte, o resto já entreguei a ELE.
    Amém.

  40. Olá Filipe,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Você pode fazer com a sua mãe jogo de memorização, leituras de livros ou revistas para depois se discutir sobre o que foi lido e palavras cruzadas também são interessantes.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  41. Olá A. Soares,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Realmente a melhora é lenta, mas perceptível aos nossos olhos! Continue se tratando e confiando em Deus!!

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  42. Dra Rackel tudo bom? queria que vç me esclarecese um problema minha irma tem HIV e por negligencia dela a mesma deixou de tomar os remedios q combatem ovirus e toxisoplasmose no cerebro.as tres vezes q ficou internada foi por que deixou de tomar os medicamentos,e nas tres vezes voltou pra casa com sequelas ,nessa ultima vez não anda mais fala tudo enrrolado,ficou confusa e com crise de choro,parece q os remedios não esta fazendo efeito ja tem 1 mes que ela saiu do hospital mesmo sem melhorar e ate agora nada.Sera que ela vai voltar a andar e a falar?deixo meu imail que por favor me responda,segueimail: alesantos.almeida@hotmail.com Deus te abençoe muito!!!!

  43. Dra Rackel, as suas palavras de conforto e confiança em DEUS são mais de que um remedio…,alivia a alma!!!

  44. dr porfavorme responda urgente!!! meu tio esta enternado em comaprofundo devido ele ser soro positivo e ter manifestado a doença toxoplasmose , qual a chance de recuperaçao a chance de uma ´porfavor me reponda urgente obrigada

  45. Olá Alexandre,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Para ela recuperar as funções perdidas, ela deve fazer fisioterapia e fonoaudiologia, pois com o tratamento adequado ela te grandes chances de se recuperar da melhor maneira possível.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  46. Olá Silvana,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Difícil dizer qual a chance dele de se recuperar, pois não sei como ele está reagindo ao tratamento. Tenha fé que ele irá melhorar.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  47. josé carlos

    13/01/2012 at 23:04

    dra rachel. hoje DEUS colocou a senhora na minha vida para me dar um alento. a fisioterapeuta visitou minha irmã hoje em casa e disse que não adiantava a fisioterapia, pois no caso de toxoplasmose era ireversível e fim de conversa. ao ler os comentários dos pacientes que lhe pedem informações vi. que a vida dela tem jeito. obrigado.

  48. josé carlos

    14/01/2012 at 17:37

    agradeço à senhora por ajudar os desesperados em busca de respostas. Deus te cuide e proteja.

  49. marcela souza

    15/01/2012 at 01:01

    Boa noite!!!
    Tenho uma amiga que é soro positivo, e se encontra internada a mais de 40 dias com neuro toxoplasmose, o quadro dela é muito grave, lado esquerdo totalmente paralisado, febre muito alta sempre, e para piorar ainda mais a situação, ela tem escaras nas costas e nos calcanhares, e ainda tem diabetes. Gostaria de saber sua opinião sobre as chances de sobrevivencias neste caso.

  50. Olá José Carlos,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Lamentável a atitude da colega fisioterapeuta, jamais podemos dizer que o outro vai conseguir ou não voltar a desempenhar tal função, pois não sabemos como o cérebro da pessoa vai responder aos estímulos dados por nós. Falo por experiência, por atender pacientes com neurotoxoplasmose, que há sim como reverter algumas funções e trazer para a pessoa o mínimo de independência.
    Não desista de procurar tratamento para sua irmã!!!! Depois volte para nos contar como ela está reagindo a fisioterapia!

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  51. Olá Marcela,
    Obrigada pelo seu comentário!

    Não posso dizer a você as chances de recuperação da sua amiga, por não saber exatamente do caso dela. A neurotoxoplasmose tende a ser preocupante na fase inicial, pois acomete o cérebro, com relação a paralisia do lado esquerdo pode ser reversível sim, com o tratamento fisioterapeutico.O fato dela ter diabetes complica um pouco a cicatrização das escaras, mas com as mudanças de decúbitos e a aplicação de pomadas específicas para o tratamento, pode a regeneração da pele e assim a cicatrização.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  52. denho um irmao que esta com aids e neurotoxoplasmose ele esta com 40 anos e virou uma criança de novo nao fas mais nada sozinho eu tenho que fazer tudo por ele

  53. Olá Dulcineia,
    Obrigada pelo seu comentário!

    Infelizmente não conseguimos a recuperação total das pessoas comprometidas por essas doença, porém tente estimulá-lo a fazer algumas atividades dentro de casa mesmo, pois só com a estimulação poderemos conseguir avançar alguns passos.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  54. Dra Rackel boa tarde!!! Meu nome é Silvana sou soro positivo, tive neurotoxoplamose até ter a doença não sabia que era soro positivo, mas graças a Deus estou ótima, fiquei sim com o lado esquerdo paralizado, tive confusaõ de memória enagreci 12 q, porem isso agora é passado pois tomo retro viral já recoperei os quilos que perdi, e quanto a tomar os remédios citados também já tomei todos eles, hoje eu tenho o minímo de dificuldade, de andar, meu marido e meus 2 filhos me ajudam muito, detalhe, eles não são soro positivo, meu filho tem 16 anos e minha bb tem 8, tem 7 anos que sou portadorora segundo os medicos ! fiquei internada no hc aqui em sp. Se servir de consolo hoje vivo muito bem, por enquanto estou afastada da empresa por auxílio doença desde 06/11 até 04/12 em relação a memória ainda esqueço com facilidade as coisas e pessoas também.

  55. Olá Silvana,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Obrigada por contar um pouco da sua história para nós, mostrando que mesmo com a doença, dá para se levar uma vida normal.
    Quanto as dificuldades com a memória a tendência é melhorar!

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  56. muito obrigada dra por tirar minha duvida a respeito do neurotoxoplasmose em relaçao aa pessoa com hiv foi justamente o que aconteceu com minha irma ,que faleceu a4 meses atras..

  57. Olá Iliane,
    Obrigada pelo seu comentário!

    Que bom que gostou do artigo e sinto muito pela sua irmã!

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  58. sou soro+ e ja tive neurotoxo, meu cd4 de 600 baixou para 375 devido ao sistema nervoso por problemas de separação, estou com dores de cabeça fortes todos os dias mais ou menos a uma semana e mesmo tomando medicamento a dor so alivia mas não desaparece. Posso estar reativando a neurotosso?

  59. Marcos Antonio Silva

    10/05/2012 at 14:03

    OLÁ EU SOU SORO POSITIVO DESCOBERTO A POUCO MAIS DE TRES MESES JUTO COM ELE DESENVOLEU A NEUROTOXOPLASMOSE CAUSANDO POUCO DE AMINESIA, PERDA DE MOVIMENTOS E COISAS BEM MAIS FEQUENTES E AI SERA QUE E POSSIVEL RECUPERAR OS MOVMENTOS OU VAI DEIXAR SEQUELAS?

  60. Olá Marcos Antonio,
    Obrigado pelo seu comentário!

    Não tenho como afirmar que não ficará com sequelas, mas se fizer fisioterapia as chances de você ter um sucesso na sua recuperação é enorme. Se você ainda não está fazendo fisioterapia procure uma fisioterapeuta ou então um centro de reabilitação neurológica na sua cidade.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  61. Olá Fabiana,
    Obrigada pelo seu comentário!

    Seu cd4 realmente teve um declínio importante e como você já teve neurotoxoplasmose, e vem sentindo dores de cabeça, aconselho que procure o seu infectologista para que o mesmo possa avaliá-la. Porém se você ainda estiver em tratamento para a neurotoxoplasmose, o que vem sentindo não é uma recaída.

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  62. ROBERTO MOIA BOMFIM

    04/11/2012 at 01:58

    boa noite desde 2003 sou soro positivo em outubro de 2008 tive neurotoxcoplasmose quaze morri perdi um pouco a visão em um dos olhos minha fala hoje ate que esta melhor mas hoje estou em uma cadeira de rodas gostaria de saber se ainda tenho chance de andar tomo por ordem medica o coquitel biovir e efavirez os outros remedios ja nao tomo mais por ordem medica delo seguirestas ormem obrigado um grande abraço e bom domingo

  63. Nathan S. de Oliveira

    08/11/2012 at 11:14

    Olá gostei muito do seu site. Sou fisioterapeuta e gostaria de saber se você teria como me enviar artigos e matérias falando mais sobre a neurotoxoplasmose, ou trocar experiências, pois estou atendendo um paciente portador dessa patologia e não tenho muita experiência nesse caso.

  64. ola, Dra. Rackel, gostaria de parabeniza-la pelo site e esclarecer uma duvida! Sou portador de HIV e enho neuro toxo, fui internado por dois meses, mas não foi devido a nenhuma dessas doenças, foi devido ao tratamento com sulfa, meu organismo reagiu negativamente, acarretando a sindrome de steven jhonsom, a neuro toxo me provocou apenas paralisia do lado esquerdo do corpo, hoje alem dos retrovirais, faço uso de clindamicina em substituto ao sulfa, ainda não inicie a fisioterapia!!! as sequelas causadas pela neuro toxo, são detectaveis por tomografia???

  65. Dra. Rackel

    25/11/2012 at 17:56

    Olá Arnaldo,
    Obrigada pelo seu comentário!

    As lesões cerebrais são detectáveis na tomografia. Inicie a fisioterapeuta o quanto antes para que você tenha poucas sequelas motoras!

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  66. Dra. Rackel

    25/11/2012 at 18:00

    Olá Nathan,
    Obrigada pelo seu comentário!

    Que bom que gostou do blog!
    Artigos científicos sobre esse assunto não exitem muitos, por isso não posso te indicar aonde procurar, mas se quiser trocar experiências será muito bom!
    O meu email para contato é drarackelmonte@gmail.com, ou pode deixar um comentário aqui no blog mesmo!

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  67. Dra. Rackel

    25/11/2012 at 18:05

    Olá Roberto,
    Obrigada pelo seu comentário!

    Não posso afirmar que você irá ou não se recuperar, pois não conheço o seu histórico. Você faz fisioterapia? As chances de recuperação aumentam quando se segue um tratamento fisioterapeutico!

    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

Comments are closed.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×