Fisioterapia Domiciliar

Rio de Janeiro

Artrose

0 Flares 0 Flares ×

Na artrose ou osteoartrose ocorre degeneração da cartilagem que pode causar rigidez e dor articular, muito comum aos setenta anos, gerando deformidades e incapacidade.

O início da artrose é incidioso geralmente os indivíduos comprometidos referem dor nas articulações pela manhã ou após longos períodos em uma mesma posição.

A artrose pode ser ocasionada por um defeito nas células que produzem o colágeno e os proteoglicanos que são responsáveis pela elasticidade da cartilagem. Observa-se um crescimento ósseo excessivo nas articulações, ou seja deformidades, que podem interferir nos movimentos.

O indivíduo com artrose apresenta dor como o primeiro sintoma, ocorrendo também rigidez matinal, edemas, crepitações ao movimento. As deformidades que apresentam-se nas articulações dos dedos são chamadas de nódulos de Heberden.

Esse crescimento ósseo pode gerar compressão de nervos, causando por exemplo, na região cervical e lombar, sensação de dormência , dor e fraqueza.

O tratamento da artrose envolve, terapia medicamentosa, fisioterapia, controle de peso e até cirurgias.

A fisioterapia deve ser feita por esse paciente logo no início da descoberta da doença, porque atua na diminuição da dor, aumento da flexibilidade, melhorando também o estado geral desse paciente. Exercícios em piscina terapêutica podem ser fortes aliados no tratamento da artrose. Além dos exercícios esse paciente podem ainda ter uma melhora através da crioterapia e das aplicações de compressas quentes que atuam melhorando o fluxo sanguineo, reduzem a rigidez e a inflamação quando esta estiver presente. Exercícios de impacto devem ser evitados.

O tratamento medicamento consiste em analgésicos ou um antiinflamatório não esteróide que podem diminuir a dor e a inflamação.

Cirurgias podem ser realizadas com o objetivo de substituir uma articulação já desgastada, melhorando a mobilidade e diminuindo a dor.

Precisando de Fisioterapia? Clique Aqui e Fale Comigo!

91 Comments

  1. ola tudo bem , estou com problema de desgaste de catilagem dos dois joelhos malhava pesado no leg pres em academias quando tinha 25 anos jh tenho 34 anos foi constatado inicio de artrose mesmo assim continuo correndo fazendo ginastica relaçao a dores estou tomando um suplemento com isso melhorou as dores . alguem pode me ajudar com alguma dica

    • Dra. Rackel

      15/06/2009 at 21:48

      Olá Daniel,

      Obrigado pelo seu comentário!

      Uma dica que posso dar para você é preferir atividades sem impacto, como musculação para o fortalecimento da musculatura da coxa, porém com cautela sem excesso do peso da carga para não provocar um estresse sem necessidade na articulação.Evite também a flexão e extensão total da articulação para não provocar dor.Procure calçados confortáveis, de preferência anatômicos para realizar as atividades.

      Espero ter te ajudado.

      Atenciosamente

      Dra. Rackel Monte

  2. Olá boa tarde ! Estou c minha mãe passando por um processo mt doloroso dessa doença degenerativa q é a artrose. A dela situa-se nos joelhos. Já passou por um ortopedista, foi tomado algumas providencias, medicamentos, mas o quadro algio dela n melhora. N sei se foi por conta de n ter feito a fisioterapi indicada pelo médico. ( acredito q sim ) Mas ela é um pouco debilitada e eu gostaria de além de retomar a fisioterapia dela ( e acompanha-la pq sou academica em Fisioterapia) queria saber qual tipo de procedimento fisiopterápico alternativo ela poderia fazer além da fisioterapia convencional ?E uma dúvida : CRIOTERAPIA OU TERMOTERAPIA ? MT GRATO !

    • Dra. Rackel

      24/08/2009 at 22:27

      Olá uma alternativa bastante interessante para o caso de sua mãe seria a hidroterapia, porque como não há impacto ela poderia fazer alguns movimentos que no solo são dolorosos.
      Respondendo a sua dúvida entre crioterapia e termoterapia,há pessoas com artrose que se sentem bem com a crioterapia e outras ja não toleram o gelo e preferem a termo, cada técnica tem as suas vantagens, e hoje não existe um estudo que prove que uma ou outra seja mais benéfica.

  3. oi! Bom dia, fui diagnosticada com artrose nas mãos e na coluna lombar, gostaria de saber qual fisioterapia seria indicada para mim? Pois ouvi falar de algumas que posso e devo fazer diariamente em casa mesmo. Fui em uma clinica e a unica coisa que fizeram foi forno… E também gostaria de saber se eu ficar no sil demanhazinha teria o mesmo efeito…
    Desde já Obrigado!

    • Dra. Rackel

      14/09/2009 at 20:38

      Olá Jurene,

      Obrigado pelo seu comentário! Para eu poder dizer ao certo qual tipo de exercício e qual aparelho de eletroterapia poderia ser usado no seu caso eu teria que conhecer o seu caso, porém se não tiver dor, alguns exercícios podem ser feitos ate para evitar as deformidades causadas pela artrose.Quanto ao fato de fazer execícios por conta própria penso não ser muito benéfico, pois execícios feitos inadequadamente pode causar dor, aconselho que a senhora fale com o seu fisioterapeuta para que ele lhe passe alguma atividade para ser feita em casa.O sol é sempre bom para a saúde óssea, sendo assim, a senhora pode tomar sol, porém ele não traz melhoras para o quadro já instalado.

      Atenciosamente;

      Dra. Rackel Monte

  4. Maricélia

    08/10/2009 at 14:57

    Ola! a mais ou menos 09 meses oi detectada atrose na lombar, sinto muitas dores, e ainda tem um agravante que engordei devido as dores, fiz pilates durante 04 meses, agora acabei de entrar para hidroginástica, mas durante os exercicios não sinto dores, mas no outro dia estou com muitas dores, não sei mais o que fazer, porque o meu desespero maior é a questão do aumento de peso. Obrigada!

    • Dra. Rackel

      10/10/2009 at 18:09

      Olá Maricélia,
      Obrigado pelo seu comentário!
      Ideal para o seu caso seria perde peso, pois ele pode sobrecarregar a coluna lombar e aumentar ainda mais a dor. Procure um nutricionista para que você possa ter orientações adequadas sobre uma dieta balanceada.
      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  5. olá Bom dia,
    Meu marido tem 26 anos, trabalha fazendo serviços gerais em marmores e granitos, foi diagnósticado há um ano q ele tem artrose, ele senti muita dor na região do peito esquerdo, foi solicitado ainda depois deste diagnóstico q ele fizesse uma ressonancia magnética, n lhe foi passado nenhum tipo de fisioterapia, nem remédios até q fosse feito este exame, mas n temos condições de realiza-lo e a fila do sus é infinita.. o que eu quero saber é se ele pode tomar algum remédio, qual? e se alongamentos podem ser feitos…
    obrigada!!!

    • Dra. Rackel

      20/10/2009 at 21:48

      Olá Thayse,
      Obrigado pelo seu comentário!
      Para saber qual tipo de remédio o seu marido pode tomar, ele tem que voltar ao médico. A atividade física sempre é bem vinda para a artrose, porém deve ser feita com o acompanhamento de um fisioterapeuta para que não seja feita de maneira inadequada.
      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  6. Ana Creuza

    22/10/2009 at 15:03

    Boa tarde !
    Drª Rachel Meu avó tem 76 anos e tem essa doença artrose , ele toma um medicamento em formula , devido uma fraquesa que ele teve essa doença veio com tudo deixando ele um pouco debilitado sem poder andar,pedeu um pouco do movimento da pena esquerda,estou fazendo exercicios na pena dele. gostaria que o Sr. me desce uma dica.
    Grata, Ana Creuza

    • Dra. Rackel

      05/11/2009 at 18:51

      Olá Ana,
      Obrigado pelo seu comentário!
      Seria aconselhável que ele procura-se um reumatologista e este fizesse um encaminhamento pra fisioterapia, pois somente um fisioterapeuta poderá prescrever exercícios adequados pra o caso do seu avô.
      Atenciosamente
      Dra. Rackel Monte

  7. normandobarbosa

    27/10/2009 at 18:38

    Dra Rachel, tenho 42 anos e há aproximadamente 02 anos passei a sentir fortes dores no quadril direito e foi diagnoticado que estava com artrose e o médico passou a médicação ARTOLIVE, e me falou que deveria fazer uma cirugia, onde seria colocado uma protese, tomo a medicação quando a dor esta intensa, principalmente apos longas caminhadas, existe outra forma para tratamento da artrose senão o cirugico? o exercicio fisico seria uma forma de tratamento.

    • Dra. Rackel

      05/11/2009 at 19:10

      Olá,
      Obrigado pelo seu comentário!
      Para que possa dizer que o seu caso seria só cirúrgico ou poderia ser tratado com fisioterapia, teria que avalia-lo, ver seus exames e ai sim ter uma opinião formada.
      Quando o desgaste e a deformidade estão muito grandes as vezes o tratamento é cirúrgico, e ai sim depois tem a indicação para fisioterapia. Procure a opinião de um outro médico.
      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  8. Boa tarde!
    Dra Rachel,tenho 29 anos,praticava esporte diariamente(futebol) 4x na semana.Após esforços fisicos sentia dores e restrições de movimento, por + ou – 1 ano achei que poderia ser lesão muscular fiz fisioterapia e não adiantou.
    Então procurei um traumatologista e o diagnóstico foi artrose de quadril, estou tomando medicações (piscledine 300 e condroflex) a 3 meses, não prático mais esportes mas continuo com dores e restrições de movimento,faço alongamentos diários, quando dores intensas tomo analgésicos e antiinflamatórios,não estou tendo uma boa qualidade de vida , teria algum tratamento mais adequado a ser feito

    • Dra. Rackel

      11/11/2009 at 20:09

      Olá Fabrício,
      Obrigado pelo seu comentário!
      O que eu indicaria para você seria procurar um fisioterapeuta e fizesse uma avaliação e indicaria exercícios para serem feitos com a supervisão do mesmo.
      Se você parar com a atividade física a artrose pode avançar e deformar a articulação de uma forma incapacitante.
      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  9. Sandra Helena

    03/12/2009 at 14:37

    olá Dra
    tenho 29 anos e foi-me diagnosticada artrose cervical…naquele dia que fiquei a saver aquilo que eu tinha o mundo caiu..ando na fazer fisioterapia de x em quando.

    na minha idade é normal? que tipo de alimentação deve-se fazer?

    artrose tem cura?

    Obrigada.

    • Dra. Rackel

      12/12/2009 at 19:09

      Olá Sandra,
      Obrigado pelo seu comentário!
      A artrose não tem cura, porém com o tratamento fisioterapeutico adequado, podemos levar uma vida normal, sem a artrose nos incapacitar tanto. Na sua idade não é tão comum o aparecimento de doenças reumáticas, porém você pode ter fatores que a predispõem.
      Com relação a alimentação e artrose, consultei a Dra. Lucyana Nascimento, nutricionista,e abaixo segue as dicas dela.
      Em primeiro lugar, devemos lembrar que manter o peso ideal de acordo com a nossa massa corporal e tipo físico é essencial para a prevenção e tratamento de inflamações desse tipo.
      Existem alguns alimentos que podem nos ajudar na redução do peso e conseqüentemente no tratamento da artrose. São eles: soja, óleo de canola e soja que são ricos em ômega 3 que é transformado em fator anti-inflamatório no nosso organismo. Vegetais verdes folhosos, peixes de carne gorda como sardinha, atum e salmão e leite de cabra que contém vitamina E, que pode estar associada à redução da dor. Alimentos ricos em vitamina C como laranja e morango também ajudam. Alimentos ricos em vitamina B6 como banana, abacate e nozes também ajudam na diminuição dos sintomas.
      Deve-se evitar alimentos como leite de vaca e seus derivados, carne de porco, de boi, café, pimentas, moluscos pois aumentam o ácido úrico colaborando para o aumento do risco e sintomas da artrose.
      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte e Lucyana Nascimento

  10. Dra Rachel, minha avó está com 83 anos e está passando pelo problema de artrose no joelho. Ela sempre foi muito ativa porém a doença está a limitando muito. Ela sente fortes dores e não consegue firmar a perna esquerda, no momento ela precisa usar um apoio. Gostaria de saber se na idade dela existe a possibilidade de uma cirurgia de implantação de prótese e se houver gostaria de saber os riscos. E também gostaria que me informasse se apenas fisioterapia ajudaria a ela voltar firmar a perna e não haver necessidade de apoio para andar.

    • Dra. Rackel

      08/01/2010 at 20:30

      Olá Suellen,
      Obrigado pelo seu comentário!
      Até existe a chance de fazer uma cirúrgia, porém a risco é grande por causa da idade dela, que já é avançada.
      A fisioterapia ajudaria que ela firmasse a perna novamente, porém para saber se ela precisará de um apoio só com uma avaliação, mas pela minha experiência cinesioterapia adequada ajuda e muito na reabilitação.
      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  11. Olá, meu nome é selma, tenho 36 anos e faço ballet clássico,
    a mais de um ano.Por causa dos exercícios, senti dores na
    face interna da coxa, parecia uma distenção, mas foi diagnosticado impacto no quadril. Estou fazendo fisioterapia,o que tem aliviado em muito a dor.Porém a minha
    dúvida é se vou continuar a praticar o ballet que é meu sonho, vcs tem pacientes com este caso e continuaram a praticar o ballet? Se o problema for a dor, estou disposta a
    continuar, mas será que neste caso meu quadro sofrerá piora?
    um grande abraço

    • Dra. Rackel

      26/01/2010 at 21:42

      Olá Selma,
      Obrigado pelo seu comentário!
      Para saber se você poderá continuar com o ballet, só com um exame mais detalhado pra saber como o impacto está afetando o quadril. Se o impacto for cada vez mais frequente você poderá sentir uma piora do quadro, é bom optar por exercícios que fortaleçam a musculatura do quadril. Aconselho que você procure um ortopedista para saber como está o impacto sobre a articulação.
      Atenciosamente,
      Dra.Rackel Monte

  12. Alessandra Neri

    10/02/2010 at 12:46

    Olá,meu nome é Alessandra e gostaria de saber sobre alguns exercicios que poderia fazer na fisioterapia para uma pessoa que já fez cirurgia a muito tempo do ligamento cruzado anterior(nos 2 joelhos) e está com artrose nos 2 joelhos?!Ele já tem 50 anos,faz academia e joga futebol fds,mas ja foi jogador de futebol profissional,parou com 29 anos.

  13. joao bosco

    13/03/2010 at 14:05

    olá,meu nome e joao tenho 30 anos minha situaçao e a seguinte:quando nasci tive pe torto congenito,tinha encurtamento membro inferior direito.em 2007 sofri um acidente e fraturei femur da mesma perna.fiz escanometria e deu diferença significativa de 3.4cm.quando eu ando nao manco, pq houve compensaçao do quadril ou seja a bacia abaixou.so noto a diferença qd olho no espelho.nao sinto dor na pernas,so quando fico muito tempo em pé parado.
    na radiografia da bacia constou o seguinte:discreto osteofito no teto acetabular esquerdo.
    espaços articulares preservados e surpeficies articulares lisas,partes moles sem alteraçoes.nao ha sinais de fratura.
    eu queria saber se este discreto osteófito atrapalharar minha funçao de praticar caminhanhada , andar de bicicleta,nadar,subir e descer escada e principalmente alogar as pernas e dirigir e o que tanto faço.O medico me falou que isso era somente uma calcificaçaozinha e nao me atrapalharia no dia dia. quais exercicios vc me indicaria para desaparecer isso.to sismado um abraço

    • Olá João,
      Obrigado pelo seu comentário!
      Osteofitos são os chamados bicos de papagaio, e pode aparecer nas vértebras e em articulações do corpo. Pilates é uma boa atividade para ser desenvolvida, porque promove, alongamento, fortalecimento e manutenção da amplitude articular.
      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  14. Dayse Campos

    27/03/2010 at 19:22

    Ola tudo bem?
    Gostaria de saber quem tem artrose pode fazer fisiorapia, pois minha tia tem essa doença e toda vez que volta da fisioterapia sente muita dor. Isso é normal?
    obrigada.

    • Olá Dayse,
      Obrigado pelo seu comentário!
      Claro que a pessoa que tem artrose pode fazer fisioterapia, porque ajuda a previnir as deformidades que a artrose causa nas articulações, porém quando a artrose está na fase aguda a pessoa sente muita dor ao iniciar o movimento, porém com os movimentos adequados as dores diminuem.
      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  15. Uma pessoa com artrose pode fazer drenagem linfática?obrigada

  16. claudia karine

    19/05/2010 at 14:44

    sou estudante de fisioterapia e gostaria de saber o que fazer no caso dessa senhora (eletroterapia, cinesioterapia e rtm) 67 anos, lavadeira, diagnósticada com artrose nas mãos, tenho dor intensa e rigidez em todas as articulações dos dedos e na região anterior dos ombros o que dificulta segurar utensilios de cozinha e realizar outras atividades domésticas, além de dor ao escrever.
    fez um exame ao qual relata rigidez e adm de flexão restrita das articulaçoes interfalangianas proximais dos dedos 2 a 5 aproximadamente 90 graus e ligeiro desvio ulnar nas articulações carpomertacarpianas bilateralmente.
    obrigada.
    obs: se puder me responder hoje ou amanha agradeço.

    • Dra. Rackel

      20/05/2010 at 08:39

      Olá Claudia,
      Obrigado pelo seu comentário!
      Fica difícil propor um tratamento sem que eu tenha avaliado a paciente, porém pelas características que você descreveu parece ser um caso de artrose. Aconselho você a procurar o seu supervisor no estágio, para que ele junto com você possa traçar uma conduta adequada.
      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  17. jair deagoberto

    21/05/2010 at 07:26

    sou jair.
    olá,tenho 47 anos foi constatado que eu tenho ernia de disco e atrose,nos dois joelhos no tornoselo,na coluna cevical sendo que está é nas 6 cartilagens,por isso que fui mandado embora do emprego,á dor e insurportavel,não consigo ficar muito tempo em pé,cinto dores direto na cabeça, oque eu faço,ajude-me.
    sendo que com todos os laudos o perito achou que eu não tenho nada,e agora.

  18. Mariana Peixoto

    04/07/2010 at 20:49

    Olá, tenho artrose, TC4 cervical,posso ficar sem fazer fisioterapia,e se tenho qual o tipo mais aconselhavel,muito obrigada.

    • Dra. Rackel

      06/07/2010 at 21:37

      Olá Mariana,
      Obrigado pelo seu comentário!

      O ideal no caso da artrose, é fazer fisioterapia e atividade física, para que as deformidades não se tornem maiores. Para saber exatamente que tipo de fisioterapia e exercícios você deve fazer, teríamos que avaliar o seu caso, mas alongamentos são sempre bem vindos.Procure um fisioterapeuta e faça uma avaliação, porque a artrose é evolutiva e no futuro, pode se tornar bastante doloroso.

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  19. luiz ramos

    23/07/2010 at 18:47

    tenho artrose nos dois joelhos, e ja acabou a cartilagem dos dois e tambem os meniscos o que devo fazer

    • Dra. Rackel

      27/07/2010 at 18:25

      Olá Luiz Ramos,
      Obrigado pelo seu comentário!

      O ideal seria procurar um ortopedista, para que ele examinasse o senhor e encaminhar para o melhor tratamento para o seu caso, seja ele cirúrgico ou não.

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  20. Dra., por favor, Eu gostaria de saber se tem algum tipo de reumatismo em que seja contra-indicado a Drenagem Linfática Manual.
    Obrigada.

  21. antonio wellington

    08/11/2010 at 21:49

    ola sou antonio moro no acre quem souber mim oriente sobre o que estou pensando fazer tenho artrose nos dois ombros ja fiz varias seçoes de fisioterapia melhora as dores mais depois volta estou querendo comprar um infravermelho para mim aplicar sobre os ombros por 20 minutos como se faz nas fisioterapia sera que com isso vou melhorar tambem quero saber se estou certo aguardo rsposta de um especialista ok obridado

    • Olá Antonio,
      Obrigado pelo seu comentário!

      Somente o infravermelho não melhoria o seu quadro, porque quando se tem artrose, necessita- se de um tratamento completo, tratando tanto o quadro álgico quanto melhorando a mobilidade.
      Aconselho que continue com a fisioterapia, para a melhora do quadro.

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  22. vera lucia

    28/11/2010 at 00:00

    tenho bico de papagaio no joelho , artrose e agua no joelho. que exercicio posso fazer na piscina, devo fazer pulsão? ja fiz 10 seções de fisioterapia, agradeço a sua ajuda me respondendo urgente. abraços

    • Olá Vera Lúcia,
      Obrigado pelo seu comentário!

      Você tem que procurar exercícios sem impacto, para não lhe causar dor.Com relação a punção o ortopedista pode indicar ou não, o que deve fazer é procurar um bom local de tratamento para que você possa tratar de forma global o problema do seu joelho. Dez sessões somente de fisioterapia não vão fazer com que o a dor alivie, você precisaria fazer mais sessões, aliadas a hidroterapia.

      Atenciosamente,
      Dra.Rackel Monte

  23. Olá Dra. Rackel, minha mãe tem oitenta e três anos, não está podendo andar por conta de atrose em um dos joelhos e a coluna que está torta por conta de dois avcs. Existe algo que se possa fazer para que ela recupere pelo menos a artrose nos joelhos? O médico dela disse que uma fisioterapia na idade dela não é aconselhavel, teria uma maneira mais leve para se fazer a fim de que ela melhor pelos menos a artrose?

    • Olá Irlete,
      Obrigado pelo seu comentário!

      A fisioterapia pode atuar fazendo um trabalho de analgesia, ou seja, melhorar o quadro algico para assim, melhorar a função da articulação. Se após esse período de analgesia ela se sentir melhor, pode-se fazer um trabalho de leve intensidade, para melhorar o dia a dia dela.

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  24. carlos A.S

    03/02/2011 at 19:36

    Ola´Dra. Raquel,tenho 45 anos e estou com artrose nos dois joelhos.Gostaria de saber se com qualquer interversão cirurgica vou levar uma vida normal, ja que fico ate 14 horas em pe no meu trabalho e ainda tenho que levantar peso.O médico disse que sou um forte candidato a cirurgia precose.Eu queria um tratamento que eu pudesse levar uma vida profissional normal.Porque se nao existir vou ser obrigado a sair do meu emprego e tentar o inss.O que vc me diz?

    • Dr.Moises
      Senhor carlos, o senhor ja conversou com seu medico se você poderia fazer fisioterapia?
      Com o trabalho de analgesia e fortalecimento da sua musculatura você poderia
      ate se livrar da cirurgia.

    • Olá Carlos,
      Obrigado pelo seu comentário!

      Aconselho que converse com o seu médico e procure um fisioterapeuta na cidade aonde mora, para lhe avaliar e verificar se realmente não pode ser feito algum trabalho para aliviar a sua dor e melhorar a força muscular.

      Atenciosamente,
      Dra.Rackel Monte

  25. marly nogueira

    24/02/2011 at 21:17

    Meu nome é Marly e estou sofrendo desta doença há dois anos. Tenho dores em praticamente todo o meu corpo. Tenho dores na mão direita os meus dedos estão ficando deformados, meus cutuvelos doem e dão fisgadas insuportáveis, meus joelho direito esta péssímo parece que esta se despedaçando. Se calço um sapato normal salto médio no outro dia morro de dor nos pés. Tem sido difícil viver assim. Faço tratamento com actonel e condroflex e fazia RPG, mais eu parei e tenho sentido dores horriveis. Meu braço direito não tem mais o movimento normal e sinto muita dor quando tendo coçar as minhas costas nem conqigo mais. Existe uma maneira de melhorar minha situação.

    • Olá Marly,
      Obrigado pelo seu comentário!

      A melhor maneira de amenizar as dores, é fazendo fisioterapia, praticando exercícios para manter a amplitude articular e fortalecer a musculatura.
      Infelizmente a artrose não tem cura e a pessoa tem que aprender a conviver com as crises de dores.

      Atenciosamente,
      Dra.Rackel Monte

  26. nolberta cardoso

    28/03/2011 at 19:45

    tenho 44 anos e tenho artrose nos dois joelhos e na coluna lombar,o que faço?

    • Olá Nolberta,
      Obrigado pelo seu comentário!

      Procure um reumatologista, para que o mesmo possa lhe indicar a fisioterapia, que é imprescindível para o seu caso.

      Atenciosamente,
      Dra.Rackel Monte

  27. irlete Duarte

    10/04/2011 at 05:08

    Dra. Raquel sou Irlete a Sra. Não respondeu a minha pergunta, por favor preciso ajudar minha mãe. Grta.

    • Olá Irlete,

      O seu comentário foi respondido no dia 17 de fevereiro, não recebeu a mensagem da resposta?

      Segue a respota.

      Olá Irlete, Obrigado pelo seu comentário! A fisioterapia pode atuar fazendo um trabalho de analgesia, ou seja, melhorar o quadro algico para assim, melhorar a função da articulação. Se após esse período de analgesia ela se sentir melhor, pode-se fazer um trabalho de leve intensidade, para melhorar o dia a dia dela. Atenciosamente, Dra. Rackel Monte

  28. Ester Antunes

    17/08/2011 at 18:08

    Boa tarde,

    Meu nome é Ester e curso fisioterapia no IFRJ, meu tio está com artrose e me sinto na obrigação de ajuda-lo. Utilizando a pratica de exercícios leves, no somatória da crioterapia e termoterapia eu posso prejudica-lo no intuito de ajudar?Sei que para tratar um paciente é preciso de um diagnóstico, mas não tendo condições para pagar um tecnico na área como posso ajuda-lo com o que já sei?

    • Olá Ester,
      Obrigado pelo seu comentário!

      Você pode escolher entre a termoterapia e a crioterapia para trata-ló melhor, e pode continuar com os exercícios leves para nutri melhor toda a articulação. A única coisa que o seu tio não pode fazer é deixar de se exercitar, porque a falta do exercício pode gerar mais deformidades, mais dor e assim, menos capacidade funcional para a articulação.

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  29. MUITO OBRIGADA POR TODAS ESTAS DICAS AMEI MAIS EU GOSTARIA DE SABER SE O REMÉDIO CONDROFLEX ENGORDA E O ARPADOL QUE SÃO OS QUE ME FORAM INDICADO PELO MEU MEDICO ESTOU NO CAMINHO CERTO.
    DESDE JA AGRADEÇO DEUS ABENÇÕE

    • Olá Neuza,
      Obrigado pelo seu comentário!

      Não há nenhuma evidência que esse medicamento leve a um aumento de peso.
      Que bom que gostou das dicas. Volte sempre!

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  30. Fabio Tornado

    13/10/2011 at 16:22

    Ola Dra…..queria uma ajuda sua…Fui atleta de futebol por 20 anos, hoje estou com 38 anos e com artrose nos quadris e joelho…Até q no dia dia da pra levar as dores, mas pra esportes ficou dificil, inclusive musculação…Como irei fortalecer a musculatura se sinto dor?….Ja tomei tds os medicametos por anos , indicados pra artrose: piascledine, glucosamina e condroitina, artrodar, cloreto de magnesio, extrato de sucupira…
    A Dra. teria alguma solução pro meu caso? Aquela viscossuplementação faz efeito nos quadris?
    Abrço e obrigado pela força

    • Olá Fabio,
      Obrigado pelo seu comentário!

      Para a artrose o melhor para diminuir as dores seria a atividade física, porém sem carga excessiva. O peso a ser usado tem que ser proporcional ao que você suporta nesse momento, e assim com o tempo ir aumentando a carga. Aconselho que procure na sua cidade uma academia que tenha um fisioterapeuta para que o mesmo lhe auxilie durante a musculação.
      O tratamento com viscosuplementação pode ser muito eficaz, se for indicado o melhor para o seu caso.

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  31. Helena de S.Vieira

    17/10/2011 at 13:36

    Tenho dor em um joelho, o médico me indicou condroflex( 1sache ao dia) esta medicamento engorda? Tem aprecido erupções no couro cabeludo ( cabeça) gostaria de receber sua opnião.

    • Olá Helena ,
      Obrigado pelo seu comentário!

      Alguns pacientes meus já usaram esse medicamento, mas não me relataram nenhuma dessas reações adversas, porém cada pessoa pode apresentar um tipo de reação em relação ao medicamento.
      Entre em contato com o seu médico e relate o que vem lhe acontecendo.

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  32. Julio Cesar

    05/11/2011 at 10:20

    ola dr Raquel eu me chamo Julio Cesar tenho um problema de artrose na junção da bacia com o femo faz cinco meses. Gostaria de saber se eu posso ter relações sexuais com minha esposa?
    Eu queria saber também se posso e se faz bem fazer execícios físicos mesmo eu sendo magro? E alem disso se eu osso dirigir?

    • Olá Julio Cesar,
      Obrigado pelo seu comentário!

      Você pode levar sua vida normalmente, praticando atividade física para que você consiga fortalecer os músculos e assim nutrir melhor os ossos da região. Aconselho somente que você procure orientação de um fisioterapeuta ao praticar os exercícios.

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  33. Olá
    Obrigado pelo seu comentário!
    Que bom que gostou do artigo! Volte sempre!
    Atenciosamente,
    Dra. Rackel Monte

  34. Hello Marmura
    Thanks for your comment!

    Glad you liked the article!
    Check back often!

    Sincerely,
    Dra. Rackel Monte

  35. edi karlos

    03/12/2011 at 09:54

    ola! meu irmão fez um raio x do joelho por está sentido dores e deu DISCRETO OSTEOFITO MARGINAL NO BORDO POSTERO – SUPERIOR DA PATELA, eu gostaria de saber qual e o melhor tratamento para ele,sendo que ele tem cerca de 42 anos.obrigado

    • Olá Edi Karlos,
      Obrigado pelo seu comentário!

      O repouso na fase da dor aguda é recomendado, utilizando também tratamento medicamentoso. Após essa fase de dor mais intensa, é recomendado tratamento fisioterapeutico.
      Aconselho que procure um fisioterapeuta ou uma clínica de fisioterapia na cidade aonde mora.

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  36. boa noite dr rackel,meu nome e aira tenho 43 anos ,estou com artrose nos 2 joelhos , sou coznheira e trabalho 12 por dia em pé, nesse momento estou pelo o inss, gostaria de saber se tem algum tratamento pra melhorar , ja faço fisioterapia mais so faz so da certo no dia mais no outro dia as dores são piores. outra pergunta sera que o dr sabe se tenho direito a aposentadoria. me responda por favou mande pra airamariaflor@hotmail.com.

    • Olá Aira,
      Obrigado pelo seu comentário!

      A fisioterapia é o mais indicado para o seu problema, mas para melhorar a dor você poderia conversar com o seu médico sobre o uso de algum medicamento para os momentos de dor intensa.
      Infelizmente não sei se a senhora teria direito a se aposentar pela artrose.

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  37. Olá Dra. Raquel, tenho 27 anos e aos 15 anos descobri que terei artrose entre as vértebras do pescoço, porém, já estou com dores, fiz o uso de Condroflex e fisioterapia mas parei a algum tempo pois não tinha mais dores, agora as dores voltaram devido a exercícios puxados. Gostaria de saber se Condroflex engorda ?

    • Olá Maraísa,
      Obrigado pelo seu comentário!

      Não sei se o medicamento engorda, mas aconselho que diminua o ritmo do exercício mais intenso e prefira atividades mais leves, sem impacto.

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  38. ROSILLENE DOS SANTOS

    04/01/2012 at 12:20

    ola me chamo ROSILLENE tenho 24anos com 10 anos tive desgaste no femur direito tive que colocar um pino mas6meses depois tive q tira e fazer um emcherto no osso nesse mesmo periodo ti ve desgaste na perna esquerda tenho pino quenao deu nem um poblema ja faz 12anos q eu fiz as cerugias ano passado voltei no meu medico ele falou q estou com começo de artrose no quadril direito do mesmo lado q tenho o emcherto eu posso fazer hodroginastic;;;

    • Olá Rosillene,
      Obrigado pelo seu comentário!

      Você deve optar por atividades físicas que não tenham impacto para a articulação do quadril. A hidroginástica não tem impacto por ser na água, mas consulte o seu médico para saber qual a opinião dele sobre a atividade física que você deve praticar.

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  39. DRA.fiquei muito interessada em seu artigo,esclareceu muitas duvidas.tenho artrose desde 30 anos,hoje com 45 sinto mais dores.atualmente estou fazendo hidroginastica,seria uma atividade ideal ?? O que a sra. me aconselharia???quais os alimentos que deveria ingerir para retardar ou amenizar essa doença???atenciosamnete e muito obrigada

    • Olá Ana,
      Obrigada pelo seu comentário!

      A hidroginástica é aconselhável para o seu caso, pois não há impacto nas articulações comprometidas. Não sei qual o seu posicionamento com relação aos produtos fitoterápicos, mas há estudos comprovando que alguns produtos podem trazer bastante alívio para as pessoas com artrose. Alimentos ricos em zinco, cálcio, magnésio e vitaminas como legumes, verduras, leite, salmão podem ser aliados no tratamento da artrose.
      Converse com o seu médico!

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  40. Ola Dra Raquel, gostaria de saber sobre meu caso, eu tenho 43 anos e sofro com este quadro patologico em grande avanco, estou com artrose e bico de papagaio no joelho esquerdo, ja sofro com esta infermidade ja a 7 anos, sera que hoje uma sirurgia resolveria minha situacao, estou pensando em entrar na justica para meu afastamento, sera que a justica concedera para mim este beneficio, grato Dra, gostei desta pagina parabens

    • Olá Aldoni,
      Obrigado pelo seu comentário!

      Para você conseguir afastamento do trabalho, terá que passar por perícias, exames médicos e laboratoriais para comprovar a dificuldade de exercer a sua profissão. Não sei se através da justiça você irá conseguir tal benefício.
      Que bom que gostou da página, volte sempre!

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  41. oi Drº boa tarde, gostaria de saber qual o remedio indicado para meu problema pois tenho 3 ossos com artrose e uma hernia de disco na cervical, tomo hoje betatrinta em 8 em 8 dias, mais estou sentindo reações com o medicamento com corpo enchado, falta de memoria, só quero saber se uma cirurgia seria o ideal nesse casso, pois outros medicamentos n fazem efeitos, ok. tinho

    • Olá Tinho,
      Obrigado pelo seu comentário!

      Não posso afirmar que o melhor seria a cirurgia no seu caso. Aconselho que converse com o seu reumatologista para que o mesmo possa avaliá-lo.

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  42. Boa tarde Drº

    Drº, eu sinto muitas dores no corpo todo, já fiz a ressonância e deu 3 ossos com artrose e uma hérnia de disco eu queria saber o q eu devo fazer, para acabar com essas dores pois n agüento mais, tomo injeção betatrinta em 8 em 8 dias, pois é a única q estar resolvendo mais estar deixando seqüelas como encharco e falta de memória a senhora teria algum medicamento ou cirurgia para acabar com essas dores

    Um abraço

    • Olá Tinho,
      Obrigado pelo seu comentário!

      Sobre a hérnia de disco dependendo do seu caso há possibilidade de cirurgia. No caso da artrose você deve procurar um fisioterapeuta, para que o mesmo possa trata-lo adequadamente.
      A pessoa com artrose precisa estar sempre em movimento, pois quanto mais movimento menos dor a pessoa sentirá.

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  43. Boa tarde, eu tenho artrose e agua no joelho. Gostaria de saber se eu poderia fazer drenagem linfatica?
    obrigado!

    • Olá Laura,
      Obrigada pelo seu comentário!

      Você pode fazer drenagem linfática, porém para tratamento da artrose esse procedimento não funciona.

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  44. Ana Molinari

    17/06/2012 at 20:55

    Dra Rackel, tenho várias lesões no joelho, ultimamente fiz 12 bloqueios e o médico tbm injetou um lubrificante de nome SINVIX, já tomei várias caixas de ant iinflamatórios, fiz 100 sessões de fisioterapia e dois meses de pilates e a dor persiste e está espalhando pelos ombro e cotovelo esquerdos. Fiz ressonância magnética e mostrou apenas um início de artrose e as demais áreas preservadas.
    O médico que realizou os bloqueios disse que eu estava com vários ligamentos rompidos, já os outros dois ortopedistas que consultei disseram que não. Se realmente fosse verdade não apareceria na ressonância? Já gastei uma fortuna e nada resolve. Poderia por favor me dar uma "luz", pois já não sei mais pra que lado correr. Obrigada

    • Olá Ana,
      Obrigada pelo seu comentário!

      Se você estivesse com ligamentos rompidos, com certeza apareceria na ressonância. O médico disse que há artrose somente no joelho? Pois se houver indícios de artrose em outras articulações, ela pode ser a causadora das dores que sente.
      Aconselho que procure um reumatologista e leve os seus exames para que o mesmo possa lhe avaliar!

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  45. patricia regina

    24/06/2012 at 10:55

    Oi meu nome e patricia e eu estou com sintomas de uma hernia de disco e meus joelhos estao meio como se tivessem fechando a minha perna e eu sinto muita dor no esquerdo .gostaria d tentar entender o q esta acontecendo se vcs puderem me ajudar?

    • Olá Patricia,
      Obrigado pelo seu comentário!

      Não posso sem examiná-la dizer que você tenha uma ou outra doença. Aconselho que procure um ortopedista para que o mesmo possa fazer uma avaliação do seu caso!

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  46. narcons Bispo

    25/06/2012 at 12:51

    Tudo bem tenho 54 Anos ,desde os 15 anos pratico esporte, como Remo, HapKido,Futebol de Campo,Boxe,atletismo atualmente faço musculação foi bancario por 12 anos ainda trabalhando no banco comecei sentir dores na coluna,procurei alguns Medicos Ortopedista fiz varios exames e nenhum descobriu o meu problema,então procurei outro
    medico ai então ele mandou fazer uma resonancia magnetica,foi feita e não foi diagnosticado nada,novamente foi solicitada outra resonancia magnetica tambem não foi encontrado nada ,tudo bem passado o tempo continuei fazendo musculação e comecei a min sentir bem levei um bom tempo sem sentir nada ,depois comecou tudo denovo ,não podia fazer esteira nada.
    Foi quando aconteceu um acidente com meu filho de moto ,e o medico que atendia ele na sua recuperação ,eu falei meu problema com ele e levei a resonancia para que ele podesse ver ,e então ele disse na sua coluna não tem nada
    mandou eu procurar um medido REUMATOLOGISTA. pergunto eu uma pessoa com a atividade fisica que tenho existe esta possibilidade de degeneração ossea (ortoporose) pergunto o que devo fazer,para passar estas dores,que percorre todo meu corpo (Cabeça /Tronco/Menbro(Pois a medica que esta me atendendo mandou eu suspender a musculação a corrida e fazer pilates. por favor tem resposta.

    • Olá Narcons,
      Obrigada pelo seu comentário!

      Não posso afirmar que o que você tem é osteoporose, mas para uma pessoa que como o senhor mesmo disse, praticou esportes durante muito tempo, isso seria pouco provável.
      Continue com o pilates, pois ele fará com que a dores diminuam, pois equilibrará as forças e assim melhorará a sua postura.

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  47. nice carla

    25/06/2012 at 13:53

    há 16 anos atras, fraturei o colo do femur, hoje estou com 30, então deu artrose no osso, o que causou um desgaste. Fui ao médico ele recomendou que eu fizesse musculaçao, mas estou muito insegura… de qualquer forma segunso ele terei que passar por uma cirurgia, pra colocar uam protese, devo fazer mesmo musculação???

    • Olá Nice,
      Obrigada pelo seu comentário!

      Para você fazer a musculação será necessário que você converse com o profissional na academia explicando o seu problema, para que você não faça movimentos que possam causar um desconforto na articulação. Mas a musculação trás sempre benefícios.
      Converse melhor com o seu médico e exponha a sua insegurança a ele!

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

  48. Maria das gracas

    07/11/2012 at 19:44

    Tenho 50 anos, faco atividade fisica na academia,pilates,yoga,danca,bicicleta,esteira ,musculacao.e comecei ter mtas dores e inchaco no joelho direito.fiu ao ortopedista fiz raio x,constatou artrose e derrame .devo continuar fazendo qual atividade? Tenho medo de lesionar novamente.
    Mto obrigado

    • Dra. Rackel

      25/11/2012 at 18:11

      Olá Maria das Graças,
      Obrigada pelo seu comentário!

      De preferência as atividades com baixo impacto na articulação do joelho porque atividades assim provocam mais dores. Pilates e musculação são boas atividades, mas você pode escolher somente uma até para não gerar um cansaço muscular!

      Atenciosamente,
      Dra. Rackel Monte

Leave a Reply

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×